casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

Ministério da Saúde amplia medicamentos gratuitos na Farmácia Popular; saiba mais

Governo Federal anuncia que os 41 itens do programa, incluindo fraldas geriátricas, estarão disponíveis sem custo nas farmácias credenciadas
Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo

O Governo Federal garantiu a total gratuidade do Programa Farmácia Popular para toda a população brasileira. A partir desta quinta-feira (13), todos os 41 medicamentos e insumos do programa serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A medida beneficia, de imediato, mais de 1 milhão de pessoas por ano que antes precisavam pagar parte do valor dos medicamentos.

O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Entre os itens que agora serão totalmente gratuitos estão fraldas geriátricas para idosos e a dapagliflozina, medicamento essencial para o tratamento da diabetes associada a doenças cardiovasculares. “O SUS cuida das pessoas. Tivemos mais de 24 milhões de beneficiados em 2024 e agora vamos ampliar ainda mais esse número, principalmente em áreas remotas do país”, afirmou a ministra.

Além da ampliação da gratuidade, o governo federal abriu novas vagas de credenciamento para farmácias privadas em 758 cidades que ainda não tinham acesso ao programa. Desde 2023, o Farmácia Popular já havia passado por uma grande expansão, permitindo que beneficiários do Bolsa Família retirassem todos os medicamentos de graça. O programa agora está presente em 4.812 municípios, cobrindo cerca de 97% da população brasileira e contando com mais de 31 mil farmácias credenciadas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]