O Governo Federal garantiu a total gratuidade do Programa Farmácia Popular para toda a população brasileira. A partir desta quinta-feira (13), todos os 41 medicamentos e insumos do programa serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A medida beneficia, de imediato, mais de 1 milhão de pessoas por ano que antes precisavam pagar parte do valor dos medicamentos.
O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Entre os itens que agora serão totalmente gratuitos estão fraldas geriátricas para idosos e a dapagliflozina, medicamento essencial para o tratamento da diabetes associada a doenças cardiovasculares. “O SUS cuida das pessoas. Tivemos mais de 24 milhões de beneficiados em 2024 e agora vamos ampliar ainda mais esse número, principalmente em áreas remotas do país”, afirmou a ministra.
Além da ampliação da gratuidade, o governo federal abriu novas vagas de credenciamento para farmácias privadas em 758 cidades que ainda não tinham acesso ao programa. Desde 2023, o Farmácia Popular já havia passado por uma grande expansão, permitindo que beneficiários do Bolsa Família retirassem todos os medicamentos de graça. O programa agora está presente em 4.812 municípios, cobrindo cerca de 97% da população brasileira e contando com mais de 31 mil farmácias credenciadas.