Quem ainda não se vacinou, pode preparar o braço. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai abrir postos extras a partir desta segunda-feira, dia 9 de junho, em comemoração ao Dia Nacional de Imunização. Até sexta-feira (13), os cariocas poderão colocar a vacinação em dia contra a gripe e o sarampo, com atendimentos em locais estratégicos e de grande movimento.
A SMS mostra a importância dos imunizantes, que ativam o sistema de defesa do corpo para identificar e se proteger contra vírus ou bactérias. O principal objetivo é evitar mortes e eliminar doenças. Esse é o meio mais seguro para prevenir complicações, internações e óbitos provocados pelas infecções graves, especialmente em grupos mais vulneráveis.
Confira a programação dos pontos de vacinação extras desta semana contra a gripe e o sarampo:
- Praça Central do Caju: nesta segunda-feira (9), das 9h às 12h
- SAARA (Rua Buenos Aires, 321): desta segunda-feira (9) até sexta (13), das 9h às 17h
- Terminal Gentileza: desta segunda-feira (9) até sexta (13), das 8h às 16h
- Largo da Carioca: desta segunda-feira (9) até quarta (11), das 8h30 às 16h
- Feira do Jardim América, na Praça Michael Cheib: terça-feira (10), das 9h às 12h
- Central do Brasil: terça (10) e quinta-feira (12), das 8h às 16h
- Praça Serzedelo Correia: quarta-feira (11), das 9h às 12h
- Ceasa Irajá: quinta-feira (12), das 9h às 13h
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de dúvidas, a pessoa pode procurar uma unidade de saúde para as devidas avaliações e orientações.
A data do Dia Nacional da Imunização é uma ação de incentivo à vacinação contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas. A SMS tem buscado aumentar a cobertura vacinal na cidade, em todas as faixas etárias. Como resultado desses esforços, as boas práticas que ajudaram alavancar a cobertura vacinal foram reconhecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e, na vacinação de adultos, o município alcançou a marca de mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas com a influenza (gripe). Ao todo, são 18 vacinas de rotina ofertadas nas unidades básicas de saúde de forma permanente, durante todo ano nos pontos de vacinação.
A imunização, inclusive contra outras doenças, segue normalmente nas 240 unidades de saúde da Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h) e Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial).