Dia Nacional da Imunização: postos extras são abertos no Rio para vacinação

São oferecidas vacinas contra sarampo e gripe; confira locais e horários
Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde / Erbs Jr.

Quem ainda não se vacinou, pode preparar o braço. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro vai abrir postos extras a partir desta segunda-feira, dia 9 de junho, em comemoração ao Dia Nacional de Imunização. Até sexta-feira (13), os cariocas poderão colocar a vacinação em dia contra a gripe e o sarampo, com atendimentos em locais estratégicos e de grande movimento.

A SMS mostra a importância dos imunizantes, que ativam o sistema de defesa do corpo para identificar e se proteger contra vírus ou bactérias. O principal objetivo é evitar mortes e eliminar doenças. Esse é o meio mais seguro para prevenir complicações, internações e óbitos provocados pelas infecções graves, especialmente em grupos mais vulneráveis.

Confira a programação dos pontos de vacinação extras desta semana contra a gripe e o sarampo:

  • Praça Central do Caju: nesta segunda-feira (9), das 9h às 12h
  • SAARA (Rua Buenos Aires, 321): desta segunda-feira (9) até sexta (13), das 9h às 17h
  • Terminal Gentileza: desta segunda-feira (9) até sexta (13), das 8h às 16h
  • Largo da Carioca: desta segunda-feira (9) até quarta (11), das 8h30 às 16h
  • Feira do Jardim América, na Praça Michael Cheib: terça-feira (10), das 9h às 12h
  • Central do Brasil: terça (10) e quinta-feira (12), das 8h às 16h
  • Praça Serzedelo Correia: quarta-feira (11), das 9h às 12h
  • Ceasa Irajá: quinta-feira (12), das 9h às 13h

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de dúvidas, a pessoa pode procurar uma unidade de saúde para as devidas avaliações e orientações.

A data do Dia Nacional da Imunização é uma ação de incentivo à vacinação contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas. A SMS tem buscado aumentar a cobertura vacinal na cidade, em todas as faixas etárias. Como resultado desses esforços, as boas práticas que ajudaram alavancar a cobertura vacinal foram reconhecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e, na vacinação de adultos, o município alcançou a marca de mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas com a influenza (gripe). Ao todo, são 18 vacinas de rotina ofertadas nas unidades básicas de saúde de forma permanente, durante todo ano nos pontos de vacinação.

A imunização, inclusive contra outras doenças, segue normalmente nas 240 unidades de saúde da Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) e no Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo (funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h) e Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande (funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]