Carnaval também é serviço público! O bloco de carnaval Carnavoz acontece neste sábado, 08/03, trazendo muita folia e conscientização para a Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio. O evento, marcado no Dia Internacional da Mulher, contou com a presença da Secretaria da Mulher .
Trazendo informação e conscientização sobre assédio e ações de combate às violências contra a mulher, a iniciativa foi um sucesso. Fernanda Fernandes, assessora de planejamento e monitoramento da Secretaria da Mulher, conta que o evento foi uma oportunidade de diálogo e engajamento sobre o tema.
“Foi um sucesso. Levamos ventarolas e adesivos da campanha ‘Carnaval Mais Seguro’ para o Carnavoz, promovendo a conscientização. Além da distribuição de materiais informativos, também personalizamos abadás e realizamos maquiagem”, revela.
“Foi uma oportunidade de diálogo e engajamento, para reforçar a importância da informação e do apoio que a secretaria da mulher do Rio oferece para as mulheres cariocas.”, ressalta. “A iniciativa é essencial para garantir que o Carnavoz seja um espaço de festa seguro e inclusivo para todas e todos. Além de conscientizar sobre a prevenção da violência contra a mulher, a ação também divulga os serviços de atendimento (…) como assistência jurídica, apoio social e capacitações para a quebra do ciclo da violência.”
E não foi a única ação de serviço do dia. A prefeitura do Rio de Janeiro, junto à secretaria de saúde, promoveu uma campanha de teste d Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Maria de Fátima Santos, enfermeira do município, explica a importância da ação em um evento como o Carnavoz. “Estamos fazendo testagem para HIV, sífilis e hepatite B. São vírus que ao descobrir, são completamente tratáveis. E trazer isso para o evento, ainda mais para a comunidade, é muito importante para a conscientização.”
A ação de testagem, é claro, foi um sucesso. “Tivemos muito movimento, e a gente está muito feliz com isso, porque é muito importante com a saúde. É melhor prevenir do que tratar um vírus, entende? Foi um movimento de saúde pública”, ressaltou Maria de Fátima.
João Victor Xavier, de 22 anos, foi uma das pessoas que se testaram durante o bloco. “Acho muito importante a gente verificar esse tipo de coisa, ainda mais no carnaval. Eu namoro e mesmo não sendo uma preocupação, eu estava com uma amiga aqui e a gente aproveitou para fazer. Foi muito legal o atendimento!”, diz.