Escrito por: Luiz Fernando
Jovens que vem de área carente podem sonhar? A resposta é sim, ou… yes, we can! Um exemplo disso é Irlan Santos, 24 anos, bailarino nascido e criado no Complexo do Alemão. Mesmo com todas as dificuldades conseguiu concretizar o sonho de se tornar um bailarino profissional e, hoje, mora em Boston, nos Estados Unidos onde dança numa grande companhia de ballet, a Boston Ballet.
Em entrevista, Irlan, que está no Brasil passando férias, disse: “Morar no exterior é bom por um lado, pois você ganha experiência, é outra cultura, outra língua, tudo bem diferente. A parte meio chata é a saudade dos pais, dos amigos e das pessoas em geral. Mesmo assim, não me vejo de volta ao Brasil, hoje, por conta do trabalho. “O Brasil não oferece uma estrutura aos dançarinos de ballet”- completou Irlan. Sobre a situação do ballet, no Brasil, ele explicou: “O que falta para os brasileiros se interessarem pelo ballet e as artes contemporâneas em geral é a divulgação. Expondo isso às pessoas, seria um bom inicio para uma mudança”.
Os pais de Irlan estão cheios de orgulho do filho: “Com muita dedicação, esforço e garra ele conseguiu!” – diz a mãe, Maria da Penha, que sempre o apoiou. Ela complementou dizendo que mandava um recado à todas as mães, sejam moradoras de áreas carentes ou não, que sempre incentivem seus filhos. “Não deixem que desistam, porque mesmo morando com dificuldades, é possível alcançar um sonho. Luta e garra proporcionam a vitória”.
O pai Irenildo disse que foi tudo uma maravilha porque apesar de, no inicio, ficar cismado… depois que viu Irlan dançar, se convenceu. “Hoje, o que é bom pra ele é bom pra nós”!
Irlan ficou conhecido, no mundo todo, depois do sucesso do filme Only When I Dance (Somente quando eu danço), de 2009. Principalmente nos EUA e no Reino Unido, foi aclamado por público e crítica. Conta a história de Irlan e Isabela, jovens que vem de comunidades carentes e, com dificuldades, percorrem o caminho para concrezação do sonho maior e se tornam bailarinos profissionais. O filme acompanha e retrata todos os passos dos jovens, nesta mudança de vida e consagra mais um brasileiro que venceu na vida.