Pesquisar
Close this search box.

Benfeitoria e Natura se unem para lançar novo modelo de financiamento coletivo: o matchfunding

Natura vai dobrar a arrecadação de projetos de crowdfunding que tornem a cidade do Rio de Janeiro mais bonita e acolhedora.

Está aberta até o dia 10 de outubro uma chamada inédita para encontrar projetos que tornem a cidade maravilhosa ainda mais bonita e convidativa a encontros. Os projetos selecionados terão suporte da Benfeitoria para montar suas campanhas de arrecadação no site www.benfeitoria.com/naturacidades e a Natura garantirá 50% da verba solicitada. O matchfunding é um formato inovador de financiamento no Brasil: a cada R$1 arrecadado pelos projetos através da dinâmica do crowdfunding, a Natura vai investir mais R$1 até que a meta financeira seja atingida.

No Brasil, essa prática por parte da iniciativa privada é uma novidade e, neste piloto, a Natura vai distribuir R$ 100 mil entre os projetos que concluírem suas campanhas de arrecadação com sucesso. “Acreditamos que esse novo formato é uma alternativa interessante aos modelos tradicionais de editais, pois além de mais acessível aos empreendedores por ser menos burocrático, é mais relevante para o patrocinador, já que os projetos só recebem seu aporte se houver interesse coletivo”. diz Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria.

Serão aceitos projetos de pessoas físicas ou jurídicas na área de Intervenção Urbana, que reconectem os cidadãos ao espaço público, através do cuidado, da beleza e do incentivo a convivência. O vídeo de convocação e o formulário de inscrições estão disponíveis no site www.benfeitoria.com/naturacidades. O proponente deve descrever o projeto, incluindo como meta financeira o valor mínimo em reais necessário para viabilizar a iniciativa, e a sua implementação deve ocorrer até julho de 2016.

Todos os inscritos serão submetidos à análise de uma curadoria formada por profissionais da Benfeitoria e as iniciativas selecionadas serão lançadas no canal Natura Cidades para a arrecadação via crowdfunding. As campanhas de arrecadação entrarão no ar entre novembro e dezembro desse ano. A ideia é selecionar de 03 a 10 propostas com metas entre R$ 10 mil e R$ 100 mil cada, incluindo o valor aportado pela Natura.

“A Benfeitoria quer mostrar que é possível a entrada de empresas de forma genuína na Economia Colaborativa, dando relevância às instituições que buscam efetivamente gerar impacto na sociedade”, complementa Luisa Rodrigues gerente de comunicação da Benfeitoria.

 

Sobre a Benfeitoria

A Benfeitoria é um laboratório de inovação cultural e social que desenvolve conteúdos e ferramentas para mostrar que novos modelos de ação em sociedade são possíveis. Lançou em 2011 a 1ª plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) gratuita do mundo e que hoje tem a maior taxa de projetos financiados do país (84%). Em 2013, idealizou e produziu o Rio+, a 1a plataforma colaborativa de soluções urbanas do mundo a unir todas as esferas sociais: prefeitura, universidade, iniciativa privada e sociedade civil. Em 2014, lançou o Recorrente, a 1˚ plataforma de financiamento coletivo contínuo do Brasil, voltada para iniciativas que buscam sustentabilidade através do coletivo. Também em 2014, lançou o UFC (Universidade do Financiamento Coletivo), o 1˚ curso de crowdfunding online e gratuito do Brasil, e idealizou e coproduziu o Reboot,  1º festival de Wikinomia do país. O Matchfunding é a terceira parceria da empresa com a Natura, que também patrocinou o Rio+ e o Reboot.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: LinkedinFacebookTwitter e Youtube.

Serviço:

Natura Cidades recebe projetos na Benfeitoria

Inscrições: de 10 de setembro a 10 de outubro de 2015

www.benfeitoria.com/naturacidades

Curadoria dos inscritos pela Benfeitoria para seleção dos projetos:outubro

Campanha de arrecadação dos selecionados: entre novembro e dezembro

Execução das propostas: primeiro semestre de 2016

Ficha técnica da campanha:

Projeto de comunicação: Shoot The Shit [Gabriel Gomes, Marcos Oliveira e Luciano Braga].

Vídeo: Cadenza Filmes [Rafael Andreoni, Filipe Tomassini, Micael Hocherman e Lucas Noleto].

Contato Benfeitoria:

Luisa Rodrigues: [email protected]

Murilo Farah: [email protected]

Tati Leite: [email protected]

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Casibom GirişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibomholiganbet girişmarsbahis güncelgrandpashabet girişmeritkingJOJOBETjojobet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]