Colaboração: Gracilene Firmino
Menos de 10 dias depois que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia do novo coronavírus, em decisão liminar (provisória) decretada no dia 5 de junho, um jovem identificado como Jhordan Sousa da Silva, de 22 anos, foi atingido por uma bala perdida na manhã deste domingo (14), durante ação na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio.
Jhordan foi baleado na mão direita quando estava saindo da casa da namorada, na localidade Boiadeiro, no interior da favela. O jovem atingido foi encaminhado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.
Um tiroteio entre policiais da UPP e traficantes acontece na Comunidade da Rocinha desde 4h. De acordo com informações do laboratório de dados sobre violência armada Fogo Cruzado, o tiroteio terminou com 1 morto, 2 feridos e 1 policial militar ferido por estilhaços. Houve registro de tiros na região às 3:00 e 6:13.
De acordo com moradores, acontecia um baile e a polícia chegou no local atirando.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que PMs da UPP Rocinha chegavam na comunidade quando foram atacados a tiros por criminosos fortemente armados que estavam no interior de pelo menos três veículos.
Moradores da Rocinha, Zona Sul do Rio, foram surpreendidos pela operação policial no início da manhã de domingo. Essas imagens foram gravadas na Estrada da Gávea, na altura da entrada da Via Ápia. #AppDoVoz pic.twitter.com/scv4WOQvvq
— Voz das Comunidades ✊🏿 (@vozdacomunidade) June 14, 2020