Sendo parte de um processo essencial no desenvolvimento cultural e social no Brasil, a presença de tecnologias que visam a melhora nas condições de vida nas favelas do Rio de Janeiro torna-se um procedimento fundamental na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária no país. Com esse objetivo em “mãos”, os amigos Adriano e Eduardo, da ONG Revolusolar, investirão R$149 mil na instalação de painéis solares nas comunidades cariocas. Atualmente, ambos já instalaram essas iniciativas no Morro da Babilônia, na Zona Sul.
A quantia que será investida no projeto é referente a uma premiação recebida no último domingo, 31, no programa Domingo com Huck, no quadro The Wall, onde os participantes respondem perguntas relacionadas aos assuntos de conhecimentos gerais e de jogos de sorte com bolas que definem a quantidade de dinheiro que receberá ou perderá.
Para quem não sabe, o uso de tecnologias que captam a energia solar gera uma economia que varia de 50% a 95% na conta de luz, de acordo com os dados do Portal Solar. Entretanto, o alto valor de apenas um equipamento (como um painel solar fotovoltaico de 330 Watts, que é avaliado em R$ 849,00) afasta essa realidade das residências nas favelas do Rio de Janeiro.