É FALSA mensagem que Vigilância Sanitária sugere o uso de cloro e sal nos ralos para eliminar mosquito da dengue
Com o aumento dos casos de dengue, é natural que as pessoas busquem formas de se proteger, mas é preciso ficar atento às fake news. Circula nas redes sociais uma
Com o aumento dos casos de dengue, é natural que as pessoas busquem formas de se proteger, mas é preciso ficar atento às fake news. Circula nas redes sociais uma mensagem falsa alegando que a Vigilância Sanitária recomendou o uso de cloro e sal nos ralos para combater a dengue. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou essa informação, destacando que não emitiu tal comunicado.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há qualquer recomendação oficial sobre o uso de cloro para eliminar o Aedes aegypti. Especialistas alertam que essa prática pode não surtir o efeito desejado e, além disso, o uso inadequado de substâncias tóxicas pode representar riscos à saúde. A orientação correta envolve a manutenção de cuidados básicos, como manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e aplicar telas nos ralos. Fique atento às informações oficiais e evite propagar notícias falsas.