Volta às aulas: Secretaria de Educação instaura novo horário de aula

O horário vespertino, das 15h30 às 20h, será implementado em 33 unidades de ensino
Foto: Marlon Soares / Voz das Comunidades

O ano começou com novidades em algumas escolas. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) anunciou uma mudança significativa para o ano letivo de 2024: a implementação do horário de aula vespertino diferenciado em 33 unidades de ensino que funcionam em regime compartilhado com o município.

Este novo horário de aula será das 15h30 às 20h, incluindo disciplinas do currículo regular e atividades extracurriculares. A iniciativa visa atender alunos que vão ingressar na 1ª série do Ensino Médio. De acordo com a Seeduc, o objetivo é oferecer uma alternativa ao turno da noite.

Foto: Marlon Soares / Voz das Comunidades

Dentre as 33 unidades, seis atendem estudantes moradores do Complexo do Alemão e uma no Vidigal. No CPX as unidades que aderiram são: CE Barão de Macaúbas, em Inhaúma; CE Bahia, em Bonsucesso; CE Chile e CE Jose Marti, em Olaria; Conde de Agrolongo e CE Brant Horta, na Penha. Já na comunidade da zona sul, seria o CE Almirante Tamandaré. Contudo, de acordo com informações de fontes do Voz das Comunidades, a proposta não foi adiante no Almirante Tamandaré, por falta de interesse dos docentes. Questionamos a Seeduc, e eles responderam que a oferta do horário vespertino diferenciado para novas turmas não está condicionada ao aceite de professores que atuam no período noturno.

Foto: Marlon Soares / Voz das Comunidades

Para essas turmas a Seeduc trabalha com duas possibilidades: Gratificação por Lotação Prioritária (GLP), que será oferecida aos professores da rede e a celebração de contratos, incluindo neste a possibilidade de aproveitamento de professores da rede municipal alocados na mesma unidade compartilhada. Também foi dito que todas as turmas do período noturno, planejadas para 2024, foram mantidas. Além do novo horário de aula, a Secretaria de Estado de Educação está expandindo a Matrícula Continuada, uma iniciativa que simplifica a transição dos alunos da rede municipal para a estadual. Com isso, os estudantes podem migrar sem a necessidade de trocar de unidade escolar, eliminando a burocracia do processo de renovação no site Matrícula Fácil.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]