Show do Belo, debates e cultura: o que fazer no Rio neste fim de semana

Espaço cultural oferecerá oportunidades na área da arte, cultura e social para crianças e adolescentes
Atriz e cantora Celeste Estrela. (Foto: Divulgação)

Buscando algum evento para este fim de semana? Neste sábado, 15/03, o Rio de Janeiro traz eventos culturais e sociais espalhados na cidade. No Morro dos Macacos, será inaugurado o Centro Cultural Macacos Vive, um espaço voltado à arte e educação comunitária. Já a Arena Cultural Dicró recebe uma programação especial dos Dias de Ativismo Contra o Racismo, com apresentações e debates sobre identidade. Para quem curte um bom som, o Aterro do Flamengo será palco do Show do Consumidor, com MV Bill, Belo e Ferrugem. Saiba mais abaixo!

Centro Cultural Macacos Vive, no Morro dos Macacos

Após três anos de obras e mobilização comunitária, o Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, ganha um novo espaço dedicado à cultura, educação e inclusão social. O Centro Cultural Macacos Vive será inaugurado neste sábado (15), às 14h, na Rua Armando de Albuquerque, 33B, ao lado da Associação.

A reforma do local representou mais do que uma obra estrutural – foi um projeto coletivo, impulsionado pela dedicação de moradores e pela solidariedade de apoiadores. O espaço irá oferecer oportunidades para crianças e adolescentes da região, promovendo arte, cultura e desenvolvimento social.

A inauguração contará com a presença de moradores, parceiros e lideranças comunitárias da região.

Dias de Ativismo Contra o Racismo, na Arena Cultural Dicró

Também neste sábado, a Arena Cultural Dicró, no Rio de Janeiro, recebe uma programação especial como parte dos Dias de Ativismo Contra o Racismo. A iniciativa reúne cultura, gastronomia e debates sobre identidade e resistência.

Um dos destaques do evento é a apresentação de MC Martina, artista do Complexo do Alemão e idealizadora do Slam Laje, a primeira batalha de poesia falada da região. Com um trabalho focado em ancestralidade e cotidiano das favelas, MC Martina se tornou um dos nomes importantes da cena cultural carioca.

A programação também inclui a exibição do documentário “Atrás Não É Mais o Meu Lugar”, que aborda questões sobre identidade e pertencimento, além da atuação da Cozinha Solidária Mulheres em Ação (CEM). O projeto, que acontece na Serra da Misericórdia, promove agricultura urbana, soberania alimentar e combate à fome, machismo e racismo nas favelas.

O evento é gratuito e aberto ao público, com início às 10h.

Show do Consumidor, no Aterro do Flamengo

O Dia do Consumidor será celebrado com muita música neste sábado (15), com a primeira edição do Show do Consumidor. O evento gratuito, realizado pela Central Única das Favelas (Cufa), acontecerá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e contará com apresentações de MV Bill, Belo e Ferrugem, além de DJs ao longo do dia.

Os shows começam a partir das 15h, com MV Bill subindo ao palco às 17h30, seguido por Belo às 19h30 e Ferrugem às 21h45. O encerramento está previsto para a meia-noite. O evento acontecerá no Palco Espaço Favela, em frente ao Monumento dos Pracinhas.

Além das atrações musicais, atendentes da Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON) estarão disponíveis das 15h às 20h para oferecer orientações sobre direitos do consumidor ao público presente.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]