Universos das Vozes: Intercâmbio cultural entre Rio e Medellín transforma muros em pontes de memória e resistência

Equipe do Voz das Comunidades e jornal colombiano realizam intercâmbio cultural entre favelas do Rio e Medellín
Foto: Juan Fernando / Universo Centro

Num gesto potente de conexão entre territórios periféricos da América Latina, o Voz das Comunidades, em parceria com o jornal colombiano Universo Centro, iniciou um intercâmbio cultural em 2025 que vai além da troca de experiências: é uma ação que materializa afetos, memórias e resistências em cores e formas nos muros de Medellín e do Rio de Janeiro.

Nesta semana, a voz das favelas cariocas ganhou espaço nas ruas da Colômbia com a inauguração do mural Universos das Vozes, criado pelo designer João Victor Vitória e pela artista Tamires Aragão. A obra, resultado da vivência da equipe do Voz em Medellín, celebra os laços culturais e afetivos que unem territórios marcados pela desigualdade, mas também pela criatividade e pela luta coletiva.

Com conceito central baseado na cultura popular, na comunicação comunitária e na identidade afetiva do Rio, o mural traz elementos como o bar — símbolo de resistência e sociabilidade urbana —, o jornal impresso Voz das Comunidades e o emblemático cachorro caramelo, referência à conexão simbólica entre o povo e seu território. A obra está localizada na Comuna 1, bairro Santo Domingo.

Durante o intercâmbio, a equipe do Voz das Comunidades mergulhou no cotidiano de Medellín e identificou semelhanças com as periferias brasileiras. “Foi um momento de reflexão profunda sobre o que é o território, como se constroem os vínculos afetivos e de resistência, e como a comunicação popular pode ser ferramenta de mudança”, relataram integrantes do grupo.

A troca foi mútua: os colombianos também deixaram sua marca no Complexo do Alemão, com um painel inspirado na fotografia de Juan Fernando Ospina, que retrata o “rebusque” — expressão que representa a economia informal, presente em toda a América Latina. O mural, localizado ao lado da Escola Professor Affonso Varzea, homenageia práticas comuns às favelas, como o improviso criativo e a busca por dignidade.

Foto: Letícia Gonçalves / Voz das Comunidades

Mais do que arte, o projeto Universos das Vozes simboliza um encontro de olhares, onde a cultura e a comunicação popular se tornam ferramentas de transformação. Em cada mural, pulsa a memória viva de dois povos que, mesmo separados por fronteiras, compartilham a mesma voz de luta e esperança.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]