O último dia do mês de julho começou com um grande operação nas favelas da Fé, Sereno, Morro do Juramento, Morro do Trem e IPASE, todas localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
As operações estão sendo realizadas por policiais militares do 41º BPM (Irajá), com o apoio das unidades do 9ºBPM (Rocha Miranda), 14ºBPM (Bangu), 40ºBPM (Campo Grande), Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Grupamento Aeromóvel (GAM).
Através de nota, a PMERJ explicou que, de acordo com o comando da unidade, o objetivo da operação é coibir a disputa de território, a recuperação de veículos, desobstruir vias com retiradas de barricadas e o cumprimento de mandados de prisão. Até o momento, sem saldo operacional.
As operações impactaram as unidades municipais de educação dos territórios e de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) no Juramentinho, uma escola foi impactada. Já no Morro do Juramento, três unidades escolares estão fechadas. Nas comunidades do IPASE e Morro do Trem, quatro escolas foram impactadas e na região da Penha , 16 unidades precisaram suspender as aulas por conta dos intensos tiroteios.