A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RIO) abriu, na última quarta-feira (26), as inscrições para o curso de formação de jovens Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – Rap da Saúde 2023-2024. As candidaturas vão até o dia 2 de maio.
A capacitação tem duração de 10 meses. São 178 vagas ofertadas pelo programa, sendo 132 delas para multiplicadores com bolsa de R$450, e 29 para dinamizadores que recebem R$650 de auxílio. Também podem se candidatar pessoas com deficiência (PCD), aos quais são destinadas 16 vagas de multiplicadores e uma para dinamizador.
O objetivo é formar jovens do Rio de Janeiro para atuarem como promotores de saúde nos territórios cariocas, estimulando a participação social, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a educação entre pares nos espaços que frequentam.
Os requisitos para se candidatar para as vagas de multiplicador é ter idade mínima de 14 até 24 anos ao assinar o termo de compromisso, e ter disponibilidade para cumprir a carga horária semanal de 12 horas, não precisa de experiência prévia.
Já no caso dos dinamizadores, mínimo de 18 e máximo de 24 anos, ter disponibilidade de 16 horas semanais para cumprir a carga horária e já ter participado do RAP da Saúde.
Os interessados podem acessar este formulário e preencher as informações. É importante ler o edital com mais detalhes. Todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas no site oficial do Viva Rio no site www.vivario.org.br.