PEC que prevê fim da escala 6×1 é protocolada na Câmara dos Deputados

Proposta reduz carga horária semanal de 44 para 36 horas e sugere modelo 4x3, com quatro dias de trabalho e três de descanso
Ato pelo Fim da Escala 6x1 no centro do Rio de Janeiro Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na útlima terça-feira (25) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 e a redução da carga horária semanal de trabalho de 44 para 36 horas. O projeto prevê a adoção de uma jornada de quatro dias de trabalho por semana, com três dias de descanso, mas também abre espaço para negociações intermediárias, como a escala 5×2.

A discussão ganhou força nas redes sociais no fim de 2024, quando movimentos em defesa da redução da jornada passaram a questionar o impacto da escala 6×1 na qualidade de vida dos trabalhadores. Com 234 assinaturas de parlamentares, a PEC foi formalizada na Câmara dos Deputados e seguirá para análise.

Deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), parlamentares aliados juntamente com representantes do Movimento Vida Além do Trabalho, durante coletiva à imprensa após protocolarem a PEC contra a Escala 6×1 . Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O texto propõe a adoção de um modelo de trabalho 4×3, com quatro dias de expediente e três de descanso, mas abre margem para negociações intermediárias, como a escala 5×2. Segundo Erika Hilton, a proposta busca equilibrar a carga de trabalho e ampliar o bem-estar dos trabalhadores.

Além da tramitação no Congresso, a deputada organiza um calendário de mobilizações em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza, para ampliar o debate sobre o tema.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp