Pesquisar
Close this search box.

OPINIÃO – ‘Uma vitória coletiva, uma conquista da minha comunidade’, diz Miss Rio de Janeiro e Beleza Internacional

Foto: Cris Fiore

A menina preta da Baixada Fluminense que um dia sonhou em ser Miss conseguiu realizá-lo. Alice Conceição, de 18 anos, foi eleita a Miss Rio de Janeiro e Beleza Internacional 2024 neste mês de agosto. Entre tropeços e conquistas, ela conseguiu. A história da modelo, que vem de São João de Meriti, se parece com a de muitas meninas e, por isso, ela ofereceu a vitória à sua comunidade.

“Eu acho que é de uma importância gigantesca ver uma miss preta no topo, porque é como se eu estivesse dizendo para essas meninas, mulheres, que esse é o lugar delas, que elas podem sim ocupar esse lugar. E eu acho que a vitória é coletiva, porque cada conquista minha também é uma conquista da minha comunidade”, disse a Miss.

Agora, ela concorrerá ao Miss Brasil Beleza Internacional, que é um concurso de beleza com o objetivo de selecionar a representante da Beleza Nacional, no evento que ocorre no Japão. 

Tudo começou em 2018, quando Alice teve seu primeiro contato com concurso de beleza. Foi em um mini curso de modelo e manequim no Centro Cultural de São João de Meriti que ela se encontrou, mas desde pequena sempre gostou de pegar os saltos da mãe e da avó;  ficava desfilando e fazendo poses.

Mas aos 13 anos, teve o primeiro tropeço. Perdeu um concurso na categoria mirim,  e, por isso, chegou a pensar em desistir. “Não vai custar nada”, disse a mãe da jovem que insistiu para que ela não abandonasse o sonho. E a menina persistiu. Em 2019, disputou novamente e isso foi a coisa mais importante da vida da Alice, de 14 anos. 

A modelo passou por todo o processo de ensaios e dedicação novamente. Ela ainda tinha dúvidas se ganharia, mas o seu momento havia chegado. “Foi incrível porque eu estava rodeada de pessoas que eu gosto, que me admiram, que me amam e teve os momentos de fotos e eu lembro que eu saí até em uma revista, que inclusive eu tenho a revista aqui em casa, porque eu adoro guardar esses pequenos momentos, que eu acho muito importante”, contou.

A miss tenta encorajar meninas sonhadoras como ela, que sabe que a vida não é fácil, não esconde as batalhas, mas nutre esperanças de um mundo melhor. Alice sabe que é uma responsabilidade enorme, porque agora terá uma voz ainda mais forte, que pode não só representar, mas inspirar mulheres assim como ela. 

E o recado que ela dá é muito poderoso: “Vão aparecer pessoas apontando o dedo para você dizendo que não é bonita, que não é capaz de chegar onde quer, mas a dica é: tapa o ouvido, você não precisa disso. Você é linda, e o seu lugar e o nosso lugar, é no topo”.

Escrito por: Matheus Ramos e Thayan Mina

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibomjojobetCasibomcasibom girişcasibomcasibom girişCASİBOMholiganbet güncelizmir escortcasibomcasibom güncel girişcasibom güncelCasibomCasibom Güncelholiganbetholiganbet güncel girişjojobetjojobet girişjojobet güncel girişCasibomcasibom girişjojobet güncel

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]