Pesquisar
Close this search box.

ONG Casinha oferece oficinas gratuitas de criação artística para pessoas LGBTQIAP+; saiba mais

ONG realizará ações nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro do Rio
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começou, na última segunda-feira (24), a fase de inscrições para a terceira edição do Trapézio Cultural, projeto que visa promover a arte LGBTQIAP+, por vezes sub-representada nos espaços culturais. O Trapézio é uma iniciativa da Casinha, ONG com atuação na cultura e educação para a população LGBTQIAP+ desde 2017. Serão oficinas gratuitas de Arte Urbana, Vogue, Drag, Poesia e Ilustração. As oficinas acontecem em maio e junho deste ano nas zonas Norte (Maré e Tijuca), Sul (Rocinha), Oeste (Praça Seca) e no Centro do Rio.

As inscrições para as oficinas serão disponibilizadas por meio de formulário online. A prioridade será para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, sobretudo pessoas trans e pretas. O link será disponibilizado nas redes sociais da Casinha. O Instagram é @‌casinhaacolhida .

Esta será a primeira edição presencial do Trapézio Cultural. A produção é viabilizada com fomento do FOCA, edital da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os locais das oficinas do Trapézio foram escolhidos de forma a contemplar públicos de diferentes regiões periféricas da cidade. A Oficina de montação e performance Drag acontecerá no Centro de Referência LGBTI+ da Maré, a de Poesia LGBTQIAP+ será realizada na Escola de Música da Rocinha. A oficina de Vogue , no Centro Coreográfico da Tijuca. A de Arte Urbana, no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, Praça Seca. No Museu de Arte do Rio (MAR), acontecerá a oficina de Ilustração. As inscrições são para 100 vagas no total, 20 inscritos por oficina.

Coordenadora geral de projetos da ONG, Andrea Pech, celebra a realização da terceira edição do projeto sociocultural. “A Casinha sempre acreditou que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Através da cultura, abrimos um espaço de troca sobre os direitos da comunidade LGBTQIAP+. E o Trapézio vem com esse objetivo. Não apenas de proporcionar novos conhecimentos para nossa população atendida, mas também de ser uma plataforma de troca que fomenta a produção da nossa comunidade”, definiu.

Andrea destaca ainda a importância da realização do Trapézio Cultural em regiões periféricas do Rio e com a participação de oficineiros destes territórios. “A Casinha, neste e em outros projetos, luta pelo direito à cultura da população LGBTQIAP+ e, por isso, promovemos o acesso dessas pessoas aos espaços de cultura. Ativar os espaços de cultura periféricos e mobilizar agentes locais nesse processo é promover a inclusão no âmbito cultural”, disse.

Conheça a Casinha

A Casinha é uma ONG carioca que atua, desde 2017, oferecendo apoio à população LGBTQIA+, em particular os expostos a situações de vulnerabilidade e violações de direitos. A missão da organização é promover direitos sociais e auxiliar a população LGBTQIAP+ a alcançar emancipação e autonomia por meio de projetos educacionais e culturais, apoio jurídico e psicossocial, promoção de saúde física/mental e geração de renda.

Nestes quase seis anos de existência, a Casinha viabilizou o acesso aos equipamentos de cultura a pessoas LBTQIAP+ periféricas por meio de projetos como o Rolezin. A ONG doou cerca de 20 toneladas de alimentos na pandemia e promoveu atividades online e presenciais, tais como saraus e mostras, sempre com o protagonismo de artistas LGBTQIAP+.

O presidente da Casinha, Douglas Lacerda, faz um balanço das atividades da ONG:

“Quando iniciamos esse movimento coletivo que veio a se tornar a organização Casinha de hoje, não imaginávamos que teríamos feito tanta diferença no cotidiano do Rio de Janeiro. Que impactaríamos a vida de mais de 2500 pessoas, distribuiríamos mais de 20 toneladas de alimentos para famílias LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, envolveríamos mais de 20 empresas em prol de nossa causa, criaríamos a rede de parceiros alinhados com nossos objetivos e ganharíamos um edital público, para o mesmo objetivo: impulsionar e lutar pela vida de nossa comunidade, que tanto sofre em nossa cidade que é a segunda cidade que mais violenta os nossos corpos e vivências no Brasil. Hoje vejo a Casinha inserida num lugar de destaque e referência, quando tratamos em diálogo e construção de políticas públicas em prol da comunidade LGBTQIAP+”.

Programação Trapézio Cultural 2023

Ilustração com Menezes

  • Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
  • Data: 13/05, Sábado
  • Horário: 10-17h

Arte Urbana com Yaya Ferreira

  • Local: Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá
  • Data: 20/05, Sábado
  • Horário: 10-17h

Drag com Conga Bombréia

  • Local: Centro de Referência LGBTI+ da Maré
  • Data: 27/05, Sábado
  • Horário: 10-17h

Vogue com Aurora Enibê Onijá

  • Local: Centro Coreográfico da Tijuca
  • Data: 03/06, Sábado
  • Horário: 10-17h

Poesia com Rahzel Alec

  • Local: Escola de Música da Rocinha
  • Data e horário a confirmar

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişcasibom girişdeneme bonusugrandpashabet girişbahsegel girişcasibombaywin girişMARSBAHİSMARSBAHİS GÜNCEL GİRİŞcasibom

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]