Com foco em educação antirracista, capacitação de empreendedores culturais e valorização do samba e da cultura afrobrasileira, o Museu do Samba está com inscrições abertas para o projeto “Memória Social do Samba”.
O projeto , atualmente está oferecendo 70 vagas gratuitas, distribuídas em dois cursos. Com 50 vagas, o Programa Samba na Sala de Aula é dirigido a professores que atuam no ensino fundamental. Outras 20 vagas são para a Oficina de Capacitação de Agente Cultural, com prioridade para produtores culturais de regiões periféricas.
As inscrições podem ser feitas através dos links disponíveis nas redes sociais e no site do Museu do Samba (museudosamba.org.br) ou presencialmente, na sede da instituição, localizada na Rua Visconde de Niterói n° 1296, na Mangueira, Zona Norte do Rio.
“O Museu do Samba existe há 24 anos e tem como compromisso a preservação dos legados do samba e da cultura preta ancestral e, para isso, nossas atividades vão além da realização de exposições e eventos culturais, incluindo capacitação de empreendedores negros e periféricos, assim como de educadores que possam multiplicar ações de combate ao racismo e de aplicação da Lei 10.639, que tornou obrigatório no currículo escolar o ensino de história e cultura afro-brasileira mas que, apesar de já ter 22 anos, ainda encontra muita resistência para efetiva implantação”, explica Nilcemar Nogueira, fundadora e diretora de projetos do Museu do Samba.

Para se inscrever no Programa Samba na Sala de Aula, o candidato deve ser professor em exercício; a prioridade será para professores da rede pública de ensino, mas professores da rede privada podem se candidatar. O programa terá o formato de palestras, sendo quatro no total, com 2h30min de duração cada. O conteúdo abordará os seguintes temas: “Samba: Patrimônio e Luta Antirracista”, “Mulheres no Samba: Vozes e Resistência”, “Samba e Identidade Nacional”, e “Práticas Culturais Antirracistas”. E as inscrições podem ser feitas AQUI.
Já para a Oficina de Capacitação de Agente Cultural, serão 20 vagas distribuídas em duas turmas e não tem exigência de conhecimento prévio. É necessário apenas dois pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos e ter ensino fundamental. Haverá prioridade para afrodescendentes, moradores de entorno do Museu do Samba e comunidades vulneráveis e empreendedores da cadeia produtiva das rodas de samba e Carnaval. Os participantes terão oficinas sobre elaboração de projetos culturais, leis de incentivo à cultura, gestão de projetos, técnicas de venda, economia da experiência, discurso de venda, empreendedorismo no samba e no Carnaval, entre outros temas. A carga horária da oficina é de 30 horas, distribuídas em 10 aulas, uma vez por semana. Os interessados poderão se inscrever AQUI.