O coletivo formado por 20 organizações sociais locais que construíram o Plano de Ação Popular do CPX retomou as conversas para tratar do tema campus do IFRJ no Complexo do Alemão, tal como foi estabelecido um compromisso entre as partes em se articular e mobilizar em prol da nova unidade.
Para fortalecer essa luta, moradores e organizações locais lançaram um abaixo-assinado pela construção do Campus no CPX. Segundo eles, a presença da instituição na região contribuirá para a formação, principalmente das moradoras e dos moradores da região. A implantação do IFRJ na região representa uma mudança na atuação do Estado nessa área, para além da presença policial.
O grupo prevê que os efeitos de ter uma unidade do IFRJ no Complexo do Alemão promoverá a construção do conhecimento através da educação, com a produção de cursos de extensão e oficinas, além da integração entre a comunidade escolar/acadêmica a
O abaixo-assinado é um apoio formal para reforçar a importância da construção de um Campus do IFRJ no Complexo do Alemão. É um chamado para todos que acreditam na transformação social pela educação.
Para acessar e assinar o abaixo assinado, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY2hcGGIjq2DfdcoB_YGU_-Ivz7Ne5wmBnjbrrhMkRhBTD1g/viewform.
O Ensino Superior no Complexo do Alemão
Na última sexta-feira (10), primeira dama Janja e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco estiveram presentes no Complexo do Alemão para ouvir demandas de moradoras da região. E uma das pautas tocadas foi a Universidade do Complexo do Alemão, que é um projeto já debatido. A retomada do projeto, ainda com o conhecimento das autoridades políticas, traz grande significando e esperança para os moradores do CPX.