Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Movimento & Vida, que oferece fisioterapia gratuita no Alemão, corre risco de fechar as portas; saiba como ajudar

Campanha de arrecadação é para manter as atividades na sede do Instituto Movimento e Vida, localizada no Complexo do Alemão
Fotos: Reprodução / Instagram Instituto Movimento & Vida

O Instituto Movimento & Vida é uma associação dedicada à promover a autonomia, o resgate da dignidade e autoestima através da fisioterapia gratuita para os moradores de favelas. Com atuação no Complexo do Alemão, Complexo da Penha e adjacências, a instituição corre o risco de fechar as portas. E para evitar isso, criaram uma campanha para arrecadar recursos.

“Se a gente parar o tratamento deles [pacientes], eles não vão ter tratamento nenhum. Essas pessoas ficam dentro das favelas e são pessoas esquecidas pelo Estado. Muitos deles sofreram AVC e nunca foram ao cardiologista ou neurologista. Ou seja, eles nunca tiveram tratamento adequado”, afirma Mônica Cirne, idealizadora do Instituto Movimento & Vida. Ela conta que a associação tem 18 anos de atuação e oferta fisioterapia gratuita e humanizada para pessoas de baixa renda que são moradoras das favelas do Rio. A idealizadora avalia os efeitos na vida dos pacientes: “Muitas pessoas conseguem ter uma qualidade de vida melhor. Outras, conseguem ter uma recuperação evolutiva e voltam ao mercado de trabalho ou atividade cotidianas que faziam tempo atrás”, diz Mônica orgulhosa relatando os resultados do trabalho no Instituto Movimento & Vida.

Os tratamentos são destinados para pessoas com deficiências múltiplas por sequelas da violência local, oncológicas, sequelas da Covid-19 e, principalmente, as complicações decorrentes de AVCs com maior presença do público jovem dentro da instituição.

Campanha de arrecadação de recursos

A campanha visa arrecadar uma quantia para custear a compra dos insumos (material de limpeza, material de higiene, materiais de uso da fisioterapia e EPIs como máscaras, luvas) essenciais para o funcionamento do projeto. O protocolo de higienização e segurança do Movimento & Vida exige que todo o espaço seja higienizado após o uso, assim como cada aparelho, garantindo a segurança e a proteção de todos.

A campanha é a forma mais eficaz de manter o projeto em funcionamento. Neste sentido, a instituição pede a solidariedade de toda a sociedade para voltar os olhos para as pessoas com deficiência dentro das favelas. O link para ajudar: https://benfeitoria.com/projeto/fisioterapiagratuitaparaasfavelas. Para mais informações do Instituto Movimento & Vida, acesse o perfil do Instagram @movimentoevida e também, o site oficial https://institutomovimentoevida.com.br/ .

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]