Veículos incendiados usados como barricadas na Rua Nova, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação policial, ainda permanecem na Estrada do Itararé, próximo ao Colégio Tim Lopes. Moradores relatam que os carros queimados estão atrapalhando o trânsito da região, aumentando o risco de acidentes e dificultando a passagem de pedestres e motoristas.
A remoção dos veículos ainda não ocorreu. A Comlurb esclareceu, em nota ao Voz das Comunidades, que só pode retirar as carcaças após autorização da delegacia local. Segundo o órgão, o procedimento inclui fotografar os veículos abandonados e enviar um ofício solicitando a remoção às autoridades policiais. Apenas após a aprovação formal da delegacia é que a retirada pode ser feita. Leia na íntegra:
A Comlurb só faz a remoção de veículos considerados como irrecuperáveis ou sucatas, que não possuem qualquer possibilidade de identificação do proprietário, sem motor, pneus e placas de identificação (dianteira e traseira). O procedimento adotado pela Companhia, ao encontrar uma carcaça de veículo em via pública, é fotografar a sucata metálica e enviar as fotos – juntamente com um ofício para autorização da remoção – à delegacia mais próxima. Somente após a autorização por escrito da delegacia de polícia é que a Comlurb pode retirar a carcaça. A Comlurb já realizou todo o procedimento legal e já encaminhou o ofício à delegacia da área, a quem cabe autorizar a remoção.
A demora na remoção pode acarretar que os destroços se transformem em pontos de descarte irregular de lixo. Até o momento, não há previsão oficial para a retirada dos veículos.