Ir para o conteúdo

Aldeia Marakanã Resiste: Comunidade indígena realiza audiência pública contra ordem de despejo

Aldeia indígena é a única que resiste no Rio de Janeiro

Audiência pública reuniu ativistas, parlamentares e lideranças. Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

No último sábado (10), indígenas que vivem na Aldeia Marakanã realizaram uma audiência pública sobre a ordem de despejo que ameaça o local. Sendo a única aldeia indígena da cidade, o espaço abriga mais de 15 etnias e sofre com constantes tentativas de remoções.

O evento contou com a participação de parlamentares, lideranças e ativistas. A Aldeia Maracanã se localiza no antigo prédio do Museu do Índio, no Maracanã. O bairro tem este nome por influência indígena. “Maracanã” vem do tupi-guarani “maraka’nã”, que significa “semelhante a um chocalho”. Desde 2006, famílias indígenas lutam por direitos básicos no local e tem a violência do Estado como respostas. O deputado Rodrigo Amorim já se referiu ao local como “lixo urbano”.

Urutau Guajajara, cacique da Aldeira Marakanã. Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A preservação do local é fundamental para garantir a memória e história indígena no Rio. A audiência pública mostrou a urgência em garantir a dignidade e o bem viver de povos originários.

Confira fotos:

Eleições 2026: tudo o que você precisa saber antes de votar. Um guia prático antes das urnas.Acessar a cartilha