Um jovem, morador da comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio, resolveu criar uma série no YouTube com a trama baseada em problemáticas do cotidiano da vida de um morador de favela. Os personagens são interpretados por moradores de favela e se passa na comunidade da Mangueira e Tuiuti.
A “História de Lisboa”, que dá nome a produção, gira em torno de quatros personagens: Terror (interpretado por Higuinho de Araújo), Lisboa (interpretado por David Gonçalves), Papai (interpretado por Fabio Rocha) e Eva (Lorena Dias). Mostra a jornada de um conflito familiar de moradores da comunidade que se desdobra ao longo dos episódios.
Enredo
Após ser rejeitado pelo Pai, Terror vai embora da comunidade onde mora. Mas, depois de um período afastado de suas raízes, o jovem volta para a comunidade onde é cria. Ao retornar, descobre a morte do pai e logo pensa que assumiria o posto no morro deixado por ele. Contudo, depara-se com o seu irmão mais novo em seu lugar.
A ideia da série
O escritor, diretor, de 24 anos, Renan Alves, mais conhecido como Renan R10, teve a ideia de começar a produção dramatúrgica a partir de um objetivo: gerar impacto nas pessoas. Além disso, trazer para a compreensão de todos que o conteúdo mostrado na série é uma realidade presente na vida de muitos moradores de favelas cariocas.
“Para estar produzindo um conteúdo desse é muita responsabilidade. Porque falo da vida do crime. Então, não é qualquer coisa. Estar conseguindo produzir esse conteúdo é uma honra, da forma que estamos fazendo. Sempre quis mostrar meu lado da história do meu ponto de vista. Já no começo da produção, tive muito preconceito por conta de conteúdo. As pessoas não entendiam o que era. Então, ter feito um bom trabalho e fazer as pessoas entenderem, isso pra mim foi muito bom”, afirmou Renan.
O autor soltou alguns spoilers para o final da série e falou que espera uma separação para os personagens e um final feliz para os mesmos. Mas, para saber de fato o que acontece em História de Lisboa, é necessário ficar ligado no canal da série no YouTube e não perder nenhum episódio.