Foto: Instagram Gigant7/Divulgação
Dentro das versatilidades presente na arte, a possibilidade de utilizá-la como ferramenta de expressão ou de manifestação sobre determinada situação são fatores que contribuem para a popularidade de trabalhos artísticos dentro das comunidades cariocas.
Usando ela como forma de protesto contra a violência policial e desamparo do Estado, o artista Lucas Márcio, mais conhecido pela alcunha “Gigante7”, criou o projeto Poesia de Cria no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Então, eu sou rapper também. Lancei uma música recentemente e percebi o alcance que músicas nessa temática possuem. Com isso, decidi realizar um projeto que abre espaços para poesias que abordam mais essa temática”, explica.
Com o objetivo de mostrar a realidade dentro das favelas cariocas e, também, de outras localidades do Brasil, Lucas destaca, em versos, as questões que envolvem a segurança pública, genocídio da população periférica, a não presença de políticas públicas nas comunidades e outras temáticas estruturais na sociedade. A primeira poesia disponível no canal do Youtube da iniciativa se chama Holocausto e, para acessar, basta clicar no link da plataforma.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Gigant7, confira suas redes sociais e os seus trabalhos disponibilizados nas plataformas streaming.