Pesquisar
Close this search box.

Lavagem da escadaria da Favela Santa Marta no dia da consciência negra

A ação inclui lavagem da escadaria, becos e vielas. A partir das 9 horas de hoje, a concentração será em frente à capela

Samba, maculelê e lavagem das escadarias, becos e vielas vão marcar o Dia Nacional da Consciência Negra na Favela Santa Marta, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro. O evento está programado para amanhã a partir das 9 horas.

Nesta ação, os organizadores pedem a todos que comparecerem estejam de máscaras. O evento contará com performances de Egili Oliveira e da Companhia Teatro Te-Arteiros Santa Marta, apresentações de capoeira e maculelê. A festa reunirá ainda o grupo Produto do Morro Bateria, com o intérprete Digão. Marcarão presença também Renato Belo, Tchetchelo e Porta Bandeira, além de passistas e sambistas.

A iniciativa é do GRES Mocidade Unidade do Santa Marta. A escola de samba mantém acesa na comunidade a cultura popular. A lavagem da escadaria é uma das maiores expressões de fé da cultura afrodescendente. Faz parte de uma tradição de mais de três séculos – um gesto simbólico de purificação. E além disso becos e vielas serão lavados também.

A lavagem celebra o dia de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro que ficou conhecido como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil colonial.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibomgrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]