Diminuição da frota de ônibus da linha 853 dificulta trajeto dos moradores da Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e adjacências. A linha faz o percurso da Vila Kennedy até a estação BRT Mato Alto, e dá acesso à Barra da Tijuca.
Segundo o presidente da Associação de Moradores da Vila Kennedy, Andrey Araújo, dos dez ônibus da frota que circulavam, apenas três estão operando durante a semana. Aos sábados e feriados, ele alegou que não há serviço da frota.
A linha 784 também dava acesso à Barra da Tijuca, mas deixou de existir. Com isso, os moradores dependem apenas do 853 (Vila Kennedy – Estação BRT Mato Alto) para este trajeto. Contudo, três ônibus circulando para uma população com mais de 50 mil habitantes, não supre a necessidade dos cidadãos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, o consórcio Santa Cruz, responsável pela linha, já foi notificado para que reforce a frota em operação. Somente neste ano, mais de 1.200 multas foram aplicadas por inoperância de linhas e circulação com frota reduzida.