Pesquisar
Close this search box.

Bem-vindo à Cidade de Deus

Texto: Wellington Mello

“Cidade de Deus é o maior barato e te pergunta, brigar pra que? Se você for lá uma vezinha só, é, você nunca mais vai esquecer”. A letra do Rap da Cidade de Deus, fez com que a comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro ficasse bastante conhecida. E o Voz das Comunidades vem mostrar para você um pouco desse lugar, que vai muito além da violência e das operações passadas na TV.

A Cidade de Deus foi criada pelo então Governador do Rio Carlos Lacerda que, na década de 60, removeu várias pessoas de favelas da zona sul e do centro do Rio de Janeiro, e as realocaram em conjuntos habitacionais, localizados em vários locais do Rio, entre eles, a Cidade de Deus.

Segundo o Censo 2010, 36 mil e 515 pessoas vivem na região, que é dividida em 5 partes: Ap, Ap 2, Treze, Quinze e Karatê. E dentro dessas subrregiões, tem outros lugares conhecidos, como o Coroado, e a Bariri. Uma das principais vias do Rio de Janeiro, a Linha Amarela corta parte da CDD, fazendo com que ela tenha fácil acesso a Zona Norte da cidade.  Como em todas as comunidades, na CDD tem tudo o que imaginar, desde escolas, quadras de escolas de samba, e até uma Upa, localizada na praça central.

Em 2002, a Cidade de Deus ficou mundialmente conhecida por conta do filme de Fernando Meirelles, que levava o nome da comunidade. O filme contava a história da Cidade de Deus, e da guerra do tráfico no local, que sempre foi estigmatizado por conta da violência e dos tiros. O filme Cidade de Deus foi, e ainda é um dos longas mais conhecidos da história do Brasil, e recebeu na época 4 indicações ao Oscar (melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). 

Grandes nomes passaram pela comunidade, ou vieram dela para o mundo, com os cantores Cidinho e Doca, que cantavam raps falando da vida na comunidade, e Rafaela Silva, judoca campeã olímpica em 2016, no Rio. Outra pessoa importante, que não é da comunidade, a visitou, sendo um momento histórico para a Cidade de Deus. No dia 20 de março de 2011, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, e um dos homens mais importantes do mundo, visitou a CDD, visitou projetos e viu apresentações de moradores da comunidades.

A Cidade de Deus é um dos locais mais importantes do Rio, mas está muito abandonado pelo poder público, e o Voz vem para mostrar que a CDD não é só “tiro, porrada e bomba”. Na CDD tem muita coisa bacana, tem muita gente bacana, e o Voz das Comunidades vai mostrar tudo para você. Mostraremos pessoas, locais, e acontecimentos marcantes para a comunidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişcasibom girişdeneme bonusugrandpashabet girişbahsegel girişcasibombaywin giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]