Desde os 13 anos, Luciano ajuda a mudar a realidade de muitas crianças através da solidariedade
Luciano Daniel, hoje com 19 anos, morador do Complexo do Alemão, começou cedo a sua trajetória e aos 13 anos é engajado em projetos sociais e já participou de ações importantes na comunidade. Desde então, o jovem tem se disponibilizado em mostrar o que de fato acontece na localidade onde mora contribuindo para melhorar a vida de muitas crianças do local. Fundador do Projeto Crianças Felizes, ele já realizou mais de 30 ações sociais e alcançou mais de 15 mil crianças. “Eu pedia doações nas redes sociais, moradores e comerciantes.” conta Luciano.
Em 2017, ele participou e ganhou o reality “Click Esperança” na Rede Globo. O programa mostrava jovens mobilizadores de várias partes do Brasil que de alguma forma contribuíam para a sociedade e o objetivo final do programa era produzir um vídeo que passaria a ser oficial do Criança Esperança baseado em algum projeto apoiado. Eles eram divididos em times que tinham famosos conhecidos por também serem engajados de alguma forma no assunto, como Lazáro Ramos, Leandra Leal, Dira Paes e o atleta Flavio Canto. Luciano fez parte do time da atriz Dira Paes e depois dessa participação, ele e Dira criaram um laço de amizade que os une até hoje, a atriz foi nomeada madrinha do projeto fundado pelo jovem e hoje Luciano se tornou secretário da atriz.
Luciano também já participou do programa do Rodrigo Faro, produziu documentários que abordam o tema social em comunidades, em 2018 participou da mesa telefônica do Criança Esperança e também no mesmo ano levou para casa o Prêmio de Inovação Comunitária da Brazil Foundation.
O jovem conta que no inicio a família não gostava muito da ideia mas que hoje após toda essa trajetória eles apoiam e ficam super impressionados. Não é pra menos, o Projeto de Luciano já expandiu para além do Complexo do Alemão. Atualmente o projeto também acontece em Santa Cruz e esse ano chega a Campo Grande. “Tem muitas crianças que acabam entrando para um caminho errado por falta de oportunidade e o Projeto Crianças Felizes quer levar oportunidade a essas crianças.” A expectativa do rapaz é que em um futuro próximo o projeto tome uma proporção maior e assim alcance mais crianças, abrindo caminhos e mudando histórias.