A maioria da população brasileira não comprou nenhum livro no último ano. É o que mostra a pesquisa Panorama do Consumo de Livros. Textos longos são rejeitados até por estudantes. Segundo o Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), cerca de 66% dos alunos brasileiros entre 15 e 16 anos não lêem textos com mais de 10 páginas.
Apesar dos índices negativos, existem iniciativas no Complexo do Alemão que incentivam a leitura. É o caso da Invasão de Livros – ação promovida pelo Voz das Comunidades, e da biblioteca Thalita Rebouças, localizada na Área 5 do CPX.
Geisa Pires, coordenadora de impacto social do Voz, conta que a “invasão” começou em 2020 como forma de protesto, fazendo menção às ocupações da Polícia Militar ocorridas no Complexo do Alemão e da Penha em novembro de 2010. A Invasão de Livros acontecerá no dia 23 de novembro. Enquanto a data não chega, porém, o Voz das Comunidades está aceitando doações, basta entrar em contato pelas redes sociais.
“A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e social. Acreditamos que cada livro doado é uma semente plantada para um futuro melhor.” comenta Geisa. Desde o início da ação, já foram 35 mil livros doados ao todo. A meta deste ano é de 10 mil.
Além da distribuição, o Voz vai fortalecer bibliotecas existentes no Alemão e busca abrir um novo espaço de leitura na Casa Voz Vidigal, como mais um diferencial.
Haverá uma formação de contadores de histórias ministrada pelo grupo Cultura e Arte Griô, que contará com certificado reconhecido pelo MEC. O encontro acontecerá no dia 9 de novembro e é voltado para educadores do CPX pretos ou pardos, com idade a partir de 18 anos. O objetivo da iniciativa é conscientizar para a importância do contato com a literatura negra na infância e adolescência.
Carolina Marinho é uma das líderes da biblioteca Thalita Rebouças. No início do projeto, os livros eram emprestados e precisavam ser devolvidos, mas com o tempo, as crianças foram presenteadas com exemplares. O espaço recreativo ganhou proporção; em 2022, surgiu a oportunidade de fazer parceria com o Favelivro e a biblioteca foi montada.
Iniciativas como a biblioteca e a Invasão são fundamentais para o incentivo à leitura. O Voz das Comunidades conta com a parceria da Bienal do Livro. Para doações à Invasão de Livros, basta entrar em contato pelo Instagram: @VozDasComunidades. Para doações à biblioteca Thalita Rebouças, entrar em contato pelo instagram: @bibliotecathalitarebouas_cpx.