Se atente ao prazo para proteger seus animais de estimação e contribuir para o controle da doença no Rio! A última fase da campanha de vacinação antirrábica criada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), acontecerá neste sábado (9/11), nos bairros de Barra de Guaratiba, Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba, todos na Zona Oeste do Rio. Serão 85 postos funcionando das 9h às 17h para vacinar cães e gatos.
“Estamos encerrando essa campanha muito felizes com a grande adesão dos cariocas em proteger os seus animais contra a raiva, isso ajuda também a proteger a população. Nossa principal meta é ampliar ainda mais a cobertura vacinal em todo o município a cada ano. Não há melhor forma de prevenção contra a raiva do que a vacina”, disse a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.
A grande participação da população à vacinação antirrábica ajuda a prevenir e manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 29 anos e, em humanos, há 38 anos. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a forma de prevenção e controle da doença. Podem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis. Os endereços dos postos dessa última etapa estão disponíveis no site.
A campanha teve início em agosto e funcionou de maneira intercalando os bairros, divididos em cinco grupos para atingir todas as regiões da cidade. Os cariocas que perderam algum dia da campanha podem levar os seus animais para vacinar no Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira os endereços e horários das unidades de atendimento veterinário do IVISA-Rio:
Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, Mangueira, de segunda a domingo, das 8h às 22h
Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ): Largo do Bodegão, 150, Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 17h