Sete unidades de Atenção Primária à Saúde no Complexo da Maré contarão com teleconsultas, um novo recurso tecnológico para ampliar o atendimento de saúde à comunidade. Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, o Ministério da Saúde e a Fiocruz e, a partir deste mês, vai beneficiar mais de 150 mil usuários do SUS cadastrados na região.
Com a teleconsulta, os pacientes poderão agendar e realizar consultas remotamente com suas equipes de saúde da família. O acesso será feito pelo aplicativo “minhasaude.rio”, que fornecerá um link para a sala de consulta virtual no horário marcado, permitindo que o atendimento ocorra de qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho.
Inicialmente, o projeto será testado na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos e, depois, expandido para as clínicas Adib Jatene, Augusto Boal, Jeremias Moraes da Silva e para os centros de saúde Américo Veloso, João Cândido e Vila do João. Para isso, 15 consultórios foram atualizados com computadores, câmeras e microfones modernos, e 14 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros, receberam treinamento. Já foi feita uma rodada inicial de testes com pacientes.
“A ideia é facilitar o acesso aos serviços de saúde, garantindo a continuidade do atendimento por meio da tecnologia, o que torna o cuidado mais acessível e prático para o cidadão. Esperamos que até 20% das consultas possam ocorrer remotamente,” afirma Fernanda Adães, subsecretária geral da SMS, que lidera a iniciativa. Ela destaca que a Maré, que já utilizou o telessaúde durante a pandemia, está ajudando a desenvolver este projeto.
A teleconsulta faz parte do avanço da saúde digital na cidade, com o site e o app “minhasaude.rio” oferecendo diversos serviços e o acesso ao histórico de saúde dos cidadãos. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.