Você sabia que desde o dia 1 de novembro as transações feitas em novos aparelhos, tanto celulares como notebook, passaram a ter um novo limite?
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os limites apenas poderão ser elevados mediante cadastro do novo aparelho nas instituições financeiras. “Caberá ao banco enviar uma mensagem diretamente ao cliente por meio de seu aplicativo, indicando os dados necessários e onde deve ser feito esse cadastro”, informou a entidade.
A mensagem para realizar o cadastramento será enviada por canais oficiais do banco. Ou seja, os clientes não devem clicar em links, e-mails, mensagens de Whatsapp ou SMS que supostamente tratem deste assunto. Nada mudará para os clientes que estão com suas contas ativas e com seu dispositivo já cadastrado em suas instituições.
O objetivo das novas regras é dar mais segurança aos clientes. Se uma vítima passar dados sensíveis para desconhecidos através de um golpe, por exemplo, o golpista só conseguirá fazer transações, de outro aparelho, até os novos limites, que são de R$ 200 por operação ou R$ 1000 por dia.
É importante lembrar que os aplicativos bancários também têm a função Limites Pix, que permite solicitar aumento ou redução dos limites do Pix, de acordo com as suas necessidades. Nesse caso, o aumento do limite passa a valer de 24 a 48 horas após a solicitação.