É fato que nas comunidades pelo Brasil existem muitos talentos artísticos esperando uma oportunidade para serem descobertos. No Vidigal, há muitos anos, o Grupo de Teatro Nós do Morro tem revelado esses talentos e isso tem sido fundamental para fortalecer o nome da comunidade no meio das Artes.
Mesmo assim, muitos artistas se rendem num cenário difícil e acabam desistindo dos seus sonhos por toda a dificuldade encontrada pelo caminho. Viver da arte e conseguir uma carreira bem sucedida nesse meio tão restrito não é fácil. Mas o que para muitos é desestimulante, para Ana Carolina Haber, de 28 anos, foi uma opção para dar continuidade ao seu sonho de criança.
Carol, como é mais conhecida, é criadora da Haber Produções. Ela que sempre teve preferência por atuar em espetáculos musicais, percebeu que em Macaé, sua cidade natal, no norte fluminense, não tinha muitas opções para evoluir e resolveu migrar para a capital, onde teria oportunidades melhores.
“Desde criança sou envolvida com arte, principalmente música e teatro. Minha mãe fala que eu nasci cantando. E realmente minhas memórias de infância mais felizes eram cantando na igreja. Cresci. Depois de passar por muitos instrumentos musicais, teatro e dança, comecei a estudar teatro musical. Lá em Macaé, esgotei todas as minhas possibilidades de trabalho e estudo na área e vi que se eu quisesse me manter na profissão, eu precisaria mudar de cidade”, conta Carol.
A artista é formada em teatro e é autodidata em elaboração de projetos. Já ganhou diversos editais e realizou produções culturais e audiovisuais como: o podcast “Os Favelados Pod” e também obras cinematográficas. “Acabei me tornando na prática uma especialista em elaboração de editais e captação de recursos para projetos culturais. Quando eu cheguei aqui no Vidigal, eu vim pra estudar com o Nós do Morro. Na turma de teatro, eu conheci o Saulo que me apresentou a ideia de podcast dele e eu me animei para elaborar o projeto. Enviamos para o FOCA (Fomento Carioca), e fomos contemplados em 2022 e nasceu essa iniciativa linda”, disse a artista e produtora cultural.
Outras produções:
No momento, a Haber Produções está com três filmes em fase de produção: o drama familiar “Fogo nos Macacos”; o documentário “A beleza e o caos das periferias Macaenses”; e a ficção “Da janela” – o filme fala sobre a vivência de mulheres negras ao longo do tempo. A sua primeira versão foi roteirizada em 2020.