Pesquisar
Close this search box.

Jornal PPG Informativo recebe moção honrosa e medalhas por 10 anos de atuação na comunicação comunitária

A homenagem é para promover e reconhecer a importância das iniciativas de mulheres na comunicação
Foto: Renan Olaz/CMRJ

O PPG Informativo, jornal comunitário da Zona Sul do Rio de Janeiro, foi homenageado na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (28) no centro da capital carioca. O PPG Informativo, idealizado por Ana Muza, é construído por muitas mulheres.

“Foi histórico! Foi um ato de coletividade como aprendi desde pequena a compartilhar o açúcar, o pó de café, compartilhar o prêmio e celebrar com a comunidade 10 anos de jornalismo comunitário que é sobre a favela e para a favela. Foi um ato de resistência e insistência”, afirmou Ana Muza em seu discurso. “Continuarei insistindo na comunicação popular, nas mulheres a frente da comunicação, em seus lugares de poder. Mas nada de constrói em solitude, tudo se faz e refaz a passos diversos”. A idealizadora do PPG Informativo destacou que o jornal representa a voz, força e coragem e homenageou moradores e movimentos sociais do PPG.

História do PPG Informativo

Segundo informações disponibilizadas no site RioOnWatch.org, há uma década, Ana Muza Cipriano deu origem a página do PPG Informativo na rede social Facebook. Os moradores do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo), favela da Zona Sul do Rio, se direcionavam à sua porta para relatar o que estavam passando. Foi desse modo que, inspirada pela jornalista comunitária, Carla Siccos, fundadora do CDD Acontece da Cidade de Deus, o PPG Informativo foi criado seguindo um movimento natural e desafiador.

“A insistência e resistência em comunicação popular diante de um mundo machista, desigual, sem estrutura, sem financiamento. Somos um jornal de cria pra cria”, resume a idealizadora sobre o impacto do PPG Informativo sobre os 10 anos, sendo um canal de notícias online que atende às comunidades do Cantagalo e Pavão- Pavãozinho (PPG).

Ana Muza, coordenadora do PPG Informativo. Foto: reprodução/arquivo pessoal

Em 2024, o canal funciona sob o lema “de cria pra cria” e é administrado por uma equipe de sete voluntárias moradoras das favelas que fazem parte do complexo. Com mais de 14.000 seguidores no Instagram e 23.000 no Facebook, o PPG Informativo divulga notícias envolvendo assuntos de preocupações mais urgentes dos moradores e também, de histórias boas.

Para conhecer mais sobre o jornal comunitário PPG Informativo, você pode acessar o Instagram oficial @ppginformativo e o Facebook PPG Informativo.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibomgrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]