Entre agosto e setembro de 2024, o coletivo Frente Cavalcanti irá ministrar o curso gratuito de capacitação em gastronomia e cultura, intitulado “A Gosto Delas”. As aulas serão ministradas para 10 mulheres cis e trans, moradoras de Cavalcanti, bairro localizado na Zona Norte do Rio.
O projeto surgiu com a proposta de realizar uma jornada de aprendizado teórico-prática, que articula uma perspectiva cultural ao empreendedorismo local, trazendo para a sala de aula e para a cozinha, o que há de melhor na culinária afetiva e periférica. Durante 8 sábados, as mulheres previamente inscritas no projeto, serão capacitadas nas áreas de Planejamento e Orçamento, Formalização da Cozinha, Culinária e Cultura, Introdução às Práticas Sanitárias e Administração de Redes Sociais para Negócio.
Para Leandro Ferreira, integrante e coordenador pedagógico do A Gosto Delas, o projeto tem a intenção de propagar diferentes perspectiva que a Frente Cavalcanti possui atualmente com a alimentação. Ele conta que isso é feito através da criação de módulos que dialogam com propriedades básicas da culinária, sua importância cultural e de acesso de mulheres no mercado, através de um curso que as alavanque formalmente e profissionalmente, em curto prazo. “Tudo foi pensado junto à acessibilidade, para garantir mais aderência e possibilidades a todas, de forma igualitária. Para isso, tivemos consultoria da especialista Isadora Machado, que construiu uma cartilha para coordenadores e professores, assim, todas as alunas terão a oportunidade de realizar o curso em sua totalidade”, explica Leandro.
A iniciativa faz parte do Ações Locais 2023 – Edição Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de colaborar na descentralização do fomento à cultura na capital carioca.