A parceria de duas empresas trouxe uma novidade para o Morro da Babilônia, na Zona Sul da cidade do Rio: a primeira instalação de telhas fotovoltaicas. Não basta a economia no consumo, o bolso também agradece, pois a economia gira entre R$ 150 e R$ 200 por mês na conta de luz de casas populares.
Mas o que são telhas fotovoltaicas?
Sabe energia solar? Pois então, quase isso! As telhas fotovoltaicas tem um funcionamento parecido com placas solares, captando e convertendo a energia do sol em eletricidade. Mas são diferentes na estrutura física: enquanto as placas solares são aplicadas acima de telhados, as telhas fotovoltaicas já possuem camada de captação integrada à elas, mantendo a geração de energia mesmo em altas temperaturas. E a gente sabe como as temperaturas são aqui no Rio, não é?
O sistema fotovoltaico foi instalado na residência na Babilônia que abriga um casal de idosos. E o sistema foi conectado diretamente à rede pública de distribuição de energia elétrica. “As telhas são projetadas para se integrarem perfeitamente a telhados novos ou a telhados pré-existentes, sem necessidade de grandes modificações na estrutura, uma vez que o peso da telha permanece praticamente o mesmo com as células fotovoltaicas aplicadas”, afirma a empresa responsável.