Cerca de 15 cães estão abandonados em uma casa na rua Iriguati, na Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão. Após o falecimento do dono, que trabalhava com reciclagem de materiais, os cachorros ficaram sem cuidados e estão vivendo em um ambiente sujo e bagunçado.
Moradores da região relataram que não conseguem entrar no local. Além do mal cheiro, alguns cães estão bem agressivos. Além disso, dentro do terreno, há cães mortos e estágio avançado de decomposição.
Para tentar contornar a situação, eles estão dando comida e água para os cachorros a partir de um terreno vizinho. “A gente está fazendo o que pode, mas isso não é vida para eles. Já acionamos secretaria, parlamentares, prefeitura, mas até agora nada”, contou Diogo Soutto, que mora próximo da casa.
A produção do Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria Municipal de Defesa e Proteção dos Animais. Eles responderam que é necessário acionar a secretaria pelo site ou telefone que, aí, uma equipe vai até o local. “Todas as solicitações de denúncia ou resgate são feitas através da central de atendimento da prefeitura do Rio de Janeiro 1746 ou www.1746.rio”.
O vereador Luciano Medeiros viu a denúncia realizada pelo portal Conjunto de Notícias de Olaria sobre o caso e entrou em contato com a secretaria de animais. “Secretário me respondeu. Segunda irá um fiscal. Durante a semana, fará o recolhimento. Abrigo da prefeitura está super lotado, mas resolverá o problema”, comentou nas redes do perfil. O Voz entrou em contato com o vereador para verificar a situação, Luciano respondeu que entraria novamente em contato com a secretaria para obter algum retorno.