Os moradores da Cidade de Deus estão passando por uma situação difícil durante toda essa quarta-feira (15). Uma operação policial do BOPE, que começou de manhã, está em curso na comunidade. Segundo relatos de moradores, três pessoas foram mortas.
O Voz das Comunidades obteve imagens da operação. Aviso de conteúdo forte.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que na região da comunidade da Cidade de Deus, o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e as clínicas da família José Neves e Lourival Francisco de Oliveira acionaram o protocolo de acesso mais seguro e interromperam o funcionamento.
Já as clínicas da família Padre José de Azevedo Tiuba e Bárbara Mosley de Souza mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Já a Secretaria Municipal de Educação informou que 15 unidades escolares da região da Cidade de Deus foram impactadas pela instabilidade na área, afetando 4.339 alunos.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, que emitiu uma nota detalhando a operação realizada na região. “Desde as primeiras horas da manhã, equipes do Comando de Operações Especiais (COE) – Através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) – desencadearam a operação, que contou ainda com suporte do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE) do COE, empregado na remoção de obstáculos das vias da região (barricadas).” A nota finaliza relatando prisões e apreensões na comunidade.