A Casa Preta da Maré, localizada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, inaugurou a exposição “Negras Marés” na última terça-feira (28). A exposição parte da premissa que a Maré, assim como o Rio de Janeiro e demais capitais que receberam as vítimas africanas do tráfico transatlântico, entre os séculos XVII e XIX, é um território negro. “Negras Marés” ficará em cartaz no Centro de Artes da Maré, das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, e de 9h às 12h, aos sábados, até o dia 28 de abril.
A curadoria ficou por conta dos coordenadores do eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades, Marcos Diniz e Pâmela Carvalho, junto à equipe da Casa Preta (Fernanda Viana, Carlos André, Millena Ventura, Tiago Blanc, Rodrigo Almeida, David Alves e Ludmylla Braga) e contará com fotografias de moradores da Maré, cartazes, acrílica sobre tela, ilustração digital, esculturas, instalações artísticas, colagens, bordado sobre tela, tecidos, entre outros tipos de obras.
A exposição está dividida em cinco núcleos, tendo como proposta reunir obras que tocam em temas em comum, criando um percurso pedagógico que pode ser seguido pelos visitantes.
- África-Brasil: Obras que remontam às conexões entre o continente africano e o Brasil;
- A Maré Negra: Obras de artistas da Maré que discutem relações raciais;
- Culturas e Identidades: Obras que toquem em perspectivas culturais e identitárias como música, dança, teatro;
- Águas: Obras que apresentam ligação direta com as águas, mares, rios, cachoeiras, chuva, como por exemplo o barco que pretendemos trazer da colônia de pescadores como objeto cênico-expositivo;
- Racialidades, gêneros e vivências LGBTQIA+: Obras de artistas negres LGBTQIA+ que discutem perspectivas de gênero e de sexualidades-afetos.
Entre os artistas, estão:
- Abdias do Nascimento
- Alexandre Carriço
- Antônio Amaro
- Arthur Viana
- Carlos Marra
- Demacê
- Derrete
- Fagner França
- Felipe Bacelar
- Gato de Bonsucesso
- Guilherme Kid
- Kamila Camillo
- Luna Bastos
- Nlaisa
- Pandro Nobã
- Rayanne Felix
- Renato Cafuzo
- Stefany Silva
- Vênus
- Yaya Ferreira