A Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) entregou um documento com demandas das favelas da cidade à Secretaria Nacional de Política para Territórios Periféricos do governo federal e ao Ministério da Saúde. O documento com pautas prioritárias como combate à fome, saneamento básico e urbanização, foi entregue na última sexta-feira (10).
Esta foi a primeira agenda oficial de Guilherme Simões. As Secretárias Municipais Marli Peçanha (Ação Comunitária) e Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima), as Deputadas Estaduais Renata Souza e Dani Monteiro, as Vereadoras Mônica Cunha e Thais Ferreira, além do Ouvidor da Defensoria Pública Guilherme Pimentel também estavam presentes.
Antes da atividade, a Faferj esteve presenta em atividade na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde encontrou a Ministra da Saúde Nisia Trindade e entregou a ela uma carta de demandas sobre a saúde da população favelada.
Derê Gomes, Diretor da Faferj e deputado federal suplente, ressalta que “foi um dia muito vitorioso para o movimento de favelas do Rio de Janeiro, que conseguiu dialogar com o Governo Federal e com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pautar políticas públicas fundamentais para melhoria das favelas”.