Pesquisar
Close this search box.

Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena no Sesc Ramos no próximo fim de semana

image
Créditos: Vinicius Borovoy

O espetáculo homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus, moradora da favela Canindé (SP), trabalhava como catadora de papel. Apaixonada por livros, ela alimentava sonhos e desabafava a sua triste realidade nas folhas de um caderno encontrado no lixo que, mais tarde, tornou-se público por meio do seu primeiro livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, sua voz ecoou para o mundo e até hoje reverbera. Dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro.

Sinopse:

Todo o desenho de cena reproduz o espaço do vazio e do cheio, ou seja, o barraco que se limita, mas que simultaneamente se enche de poesia e dor. O olhar da loucura como o real e o poético. Nesse ínterim a direção se propõe a desenhar a cena através do jogo de palavras e efeitos nos quais os atores vivenciam, cada um com seu personagem e sempre construindo e desconstruindo os espaços como modificação da realidade, dando uma nova perspectiva cênica.

A ambientação cênica é um espaço onde tudo acontece. Dentro deste conceito do catador e também do acumulador. Aquele que coloca dentro do seu espaço tudo o que encontra pelo caminho sem uma definição específica. E assim era o espaço de Carolina, além dos papéis que catava pelo caminho, tudo aquilo que fosse interessante para ser colocado em seu barraco tornava-se elemento ou acessório. E partimos dessa ambientação cênica para a construção deste local

Texto:

O texto foi elaborado a partir da pesquisa acentuada pelo diretor, que já se aprofunda na transformação de textos com estrutura não-dramática para a linguagem teatral. E assim busca na vertente do teatro narrativo corporal, um formato dinâmico e interessante ao público que de certa maneira instiga para o conhecimento sobre o tema. A partir do livro Quarto de Despejo, textos teatrais da autora e diversos depoimentos e trechos de cartas e artigos escritos sobre Carolina.

Serviço – Espetáculo “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena”
Sesc Ramos (cobertura): Rua Teixeira Franco, 38
Tel: 2290-4003
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 8,00
Capacidade: 60 lugares
Classificação indicativa para maiores de 10 anos
Gênero: drama
Duração: 50 minutos
Ficha técnica:
Dramaturgia/ Concepção e Direção: Ribamar Ribeiro
Elenco: Almir Rodrigues, Fernanda Dias e Getulio Nascimento
Ambientação Cenográfica: Ribamar Ribeiro
Figurino (concepção e execução): Nívea Nascimento
Maquiagem e Música Original: Getulio Nascimento
Sonoplastia: Ribamar Ribeiro
Preparação Vocal: Getulio Nascimento
Produção executiva e assessoria de imprensa: Claudia Bueno

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet girişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]