O que o fim do governo Dilma pode significar no seu café da manhã?
O plano de governo de Michel Temer, que será desenvolvido em cima de um projeto da Fundação Ulysses Guimarães denominado, Uma Ponte para o Futuro, é composto por medidas neoliberais e ressalta o poder de decisão final deliberado pelo Congresso perante os programas do governo, uma ressalva que traz preocupação aos que dependem das bolsas oferecidas pelo Estado. Contudo, o peemedbista garante que os programas assistencialistas de caráter social não serão cortados, as bolsas continuarão. Outra medida importante é que o controle dos preços das tarifas públicas não será mais tão atrelado ao Estado, o que implica de acordo com economistas renomados como Raul Velloso, na diminuição da inflação. Logo, o que você come no café da manhã, no almoço e no janta estará mais barato nas prateleiras do supermercado.
O julgamento foi político ou jurídico?
Há um impasse quanto a esta questão, e esta pergunta que tem sido muito feita ultimamente nas redes sociais esta um tanto equivocada, pois ainda não houve um julgamento do processo da Presidente Dilma, o que houve no domingo foi apenas a abertura de um processo, não o julgamento político ou jurídico deste. Mas não há motivo para se preocupar, o julgamento não será político apesar de ser feito por senadores, pois o ministro chefe do Supremo estará na casa para dar seu parecer sobre a legalidade e inconstitucionalidade das posições defendidas pelos senadores. Além do mais, o parecer jurídico de membros do Supremo Tribunal já foi dado à acusação de Dilma por crime de responsabilidade administrativa que seguiu favorável para o Congresso.
De que adianta tirar este governo se o próximo governo será igualmente corrupto?
Já imaginou se um soldado em meio à batalha dissesse ao seu companheiro: De que adianta vencer o soldado inimigo, se atrás dele tem outro que quer me matar igualmente? Este soldado certamente seria derrotado, como é certamente todo aquele que se conformar… Contudo é fato que se Dilma foi tirada por motivos supostos de corrupção, por que não tirar Cunha também? Por que não tirar Temer? O que não faltam com relação a ambos são suspeitas de corrupção, basta apenas uma forte investigação que comprove de fato as suspeitas sobre ambos, que o feitiço se voltará contra o feiticeiro.
Por que é importante o ensino da constituição nas escolas?
Para evitar revoltas desnecessárias por equívocos oriundos da desinformação do sujeito inconformado com uma situação política ou jurídica a qual ele pensa compreender. O mínimo de noção oferecido acerca das principais medidas constitucionais em determinadas situações evitaria tanta confusão, evitaria tanta discussão. Além do mais, nossa constituição é analítica, extensa, difícil de ser lida, portanto, eis mais um motivo para ser ministrada nas escolas, por pessoas que possam facilitar por meio de aulas, a compreensão do texto que institui o país, sua forma de governo e estado e as principais medidas cabíveis ao Estado nas mais diversas situações.
Sobre o autor:
Me chamo João Pedro Dornelles Claret, tenho 21 anos e sou estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins, fundador da Web-page Brasil Intelecto que reúne um grupo de jovens de destaque no intuito de difundir conhecimento e cultura. Além de músico, também sou poeta com minha obra ¨Etapas do Viver¨ prestes a ser publicada.