Na manhã dessa quinta feira (16), a Estrada do Itararé, uma das principais vias de acesso ao Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, amanheceu fechada. O fechamento ocorre por conta do rompimento da principal adutora que abastece a favela, além de outros bairros adjacentes. O vazamento começou na madrugada de quarta-feira (15), na altura do número 779. Desde o ocorrido, a equipe da Águas do Rio atua no local tentando resolver a situação sem sucesso.
Em nota enviada nessa manhã ao Voz das Comunidades, a Águas do Rio informou que, devido a condições adversas encontradas e à complexidade do reparo que está sendo realizado no local, as equipes terão que continuar atuando no local nesta quinta-feira (16). Por medida de segurança, a via foi interditada com o apoio de órgãos da Prefeitura. De acordo com a concessionária, o abastecimento de água será retomado nas regiões afetadas de forma gradativa após a conclusão do serviço, inicialmente prevista para o fim da noite dessa quinta-feira.
O Centro de Operações Rio emitiu um alerta sobre o vazamento de água no Complexo do Alemão.
Colégio Estadual Tim Lopes, localizado na via fechada, está funcionando normalmente.
Já a Rio Ônibus informou que devido a tubulação de água estourada na Estrada do Itararé, cerca de seis linhas tiveram suas rotas alteradas. São elas:
- Linha 312 (Olaria x Candelária (via São Cristóvão) – rota alternativa passando pela Rua Uranos.
- Linha 621 (Saens Pena x Penha via Grajaú – Itararé) – rota alternativa passando pela Rua Uranos.
- Linha 622 (Saens Pena x Penha via Itararé – Meier – Grajaú) – rota alternativa passando pela Rua Uranos.
- Linha 623 (Sans Peña x Penha – Circular) – rota alternativa passando pela Rua Uranos.
- Linha 628 (Nova América x Penha) – rota alternativa passando pela Rua Uranos.
- Linha 908 (Guadalupe x Bonsucesso) – rota alternativa passando pela Avenida Itaoca.