O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, anunciou o lançamento do BNDES Periferias. A iniciativa tem como objetivo apoiar as favelas e áreas de comunidades do Brasil, com foco na promoção da diversidade e na redução das desigualdades socioeconômicas.
Por meio de uma chamada pública do Fundo Socioambiental (FSA) do BNDES, o programa irá destinar R$ 50 milhões não reembolsáveis para projetos de inclusão em favelas e periferias, com foco em geração de trabalho e renda, educação, cultura e inclusão social.
Os recursos serão destinados a dois principais eixos de atuação:
- Polos BNDES de Desenvolvimento e Cultura
- Trabalho e Renda da Periferia.
Nos Polos, serão criados espaços multifuncionais voltados para a promoção da inovação e integração comunitária. Já na frente de Trabalho e Renda da Periferia, serão apoiados projetos que visam capacitar e gerar empregos, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres, jovens e a população negra.
Com a possibilidade de captações adicionais de parceiros privados e públicos, os investimentos totais podem alcançar a marca de R$ 100 milhões, proporcionando um impacto significativo nas comunidades beneficiadas pelo programa.
Como participar da 1ª chamada pública?
A chamada está aberta para entidades privadas sem fins lucrativos que atuam em rede ou individualmente e possuem experiência na implementação e operação de projetos semelhantes nas áreas contempladas pelo programa. Serão priorizadas as favelas e comunidades periféricas localizadas nos municípios identificados pelo Programa Periferia Viva do Ministério das Cidades.
Para o secretário de Periferias, Guilherme Simões, esse é um momento histórico que reconhece a existência desses territórios e, principalmente, das pessoas que vivem neles. Ele destaca que o programa Periferia Viva tem como objetivo levar políticas públicas para áreas carentes. Ao ser procurado pelo BNDES para a parceria, a secretaria contribui apontando quais territórios devem ser priorizados e quais abordagens devem ser adotadas inicialmente.
A primeira parte desta chamada ficará aberta até 31 de maio. Inscrições de projetos podem ser realizados no link https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/social/bndes-periferias.