A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro divulgou hoje (10) o fim de mais 13 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) até o fim deste ano no município. A resolução está assinada pelo coronel Marcelo Menezes, secretário estadual da PM e publicada no Diário Oficial. Com nova administração, o número de UPPs será reduzido de 29 para 16.
Sedes como a UPP Andaraí, passam para o comando do 6º BPM (Tijuca), e a UPP Prazeres será gerida pelo 5º BPM (Praça da Harmonia). Outras unidades serão reunificadas e renomeadas para melhorar a repasse dos recursos e a estratégia das operações.
A revisão das UPPs é uma das políticas publicadas no início da intervenção federal na segurança, em fevereiro deste ano. O propósito é remanejar parte de suas atividades para o patrulhamento em outras regiões do estado. Além disso, haverá um reforço de mais de 1.100 policiais para atuar na atividade-fim da PM na capital, segundo a declaração da Polícia Militar.
Na Zona Norte, atualmente, o batalhão possui o maior número de UPPs do estado, com sete unidades. O novo modelo tende a reduzi-las a duas: uma no Complexo do Alemão, responsável pelas áreas da Fazendinha, de Nova Brasília e do Alemão; e outra no Complexo da Penha, que reúne Vila Cruzeiro, Chatuba, Parque Proletário e Fé/Sereno.
Nova Estrutura das UPPs
Após a reestruturação, as 16 UPPs restantes estão organizadas e unificadas neste formato:
1ª UPP/2º BPM – Santa Marta: Assumindo também a comunidade do Cerro Corá
2ª UPP/5º BPM – Providência
3ª UPP/19º BPM – Pavão: Incorporando a comunidade do Tabajara
4ª UPP/19º BPM – Babilônia: Assumindo a comunidade do Chapéu Mangueira
5ª UPP/23º BPM – Rocinha: Passa a englobar a comunidade do Vidigal
6ª UPP/3º BPM – São João
7ª UPP/3º BPM – Jacaré
8ª UPP/3º BPM – Lins
9ª UPP/6º BPM – Turano
10ª UPP/6º BPM – Borel: Assumindo também as comunidades do Salgueiro e Formiga
11ª UPP/6º BPM – Macacos
12ª UPP/16º BPM – Complexo do Alemão: Inclui Fazendinha, Nova Brasília e Alemão
13ª UPP/16º BPM – Complexo da Penha: Responsável pelas comunidades Vila Cruzeiro, Chatuba, Parque Proletário e Fé/Sereno
14ª UPP/22º BPM – Adeus/Baiana
15ª UPP/22º BPM – Manguinhos: Inclui a comunidade do Arará
16ª UPP/4º BPM – Mangueira: Assumindo também a Barreira do Vasco