Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vila Cruzeiro se tornou a primeira favela do Rio a ter e-boxes de entregas

O serviço está sendo implementado em conjunto com a comunidade, contando com a participação ativa de moradores e fornecedores da região

Os moradores da Vila Cruzeiro na Penha, Zona Norte da cidade, agora têm um ponto onde podem retirar suas encomendas online e correspondências, de maneira fácil e rápida. A novidade se trata de um serviço de caixa postal inteligente, cuja função é receber compras feitas pela Internet. A inovação é fruto da parceria entre a Clique Retire e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social.

Historicamente, quem mora em comunidade sempre enfrentou inúmeros problemas no que se refere ao recebimento de correspondências e pedidos (feitos de forma online). O projeto dos e-boxes instalados na Vila Cruzeiro foi desenvolvido para suprir as necessidades dessas pessoas que, agora, vão poder usufruir de um direito básico: receber pacotes, mercadorias ou correspondências de forma conveniente.

Os e-boxes instalados na sede da ONG Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social, que fica na Estrada José Rucas, 1.266.
Foto: Fernanda Vidoti / Reprodução

Foi pensando nisso que a Clique Retire e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social decidiram, então, lançar essa ação. No entanto, ainda está em fase de testes. O serviço de e-Boxes, ou armários inteligentes, auxiliará muitos moradores da localidade da Vila Cruzeiro, que reúne aproximadamente de 120 mil moradores.

O serviço está sendo implementado em conjunto com a própria comunidade. Conta com a participação ativa de moradores e fornecedores da região em diversas etapas do processo. Além disso, parte da renda arrecadada com as assinaturas será revertida para a Atitude Social, que atendia antes da pandemia quase 8.300 pessoas (de crianças até idosos).

Como funcionará o serviço

Para utilização por pessoas físicas e microempresários, é necessário:

1– Cadastrar-se no site da Clique Retire ou pelo aplicativo do serviço.

2 – Ao realizar a compra pela internet, o cliente coloca seu código pessoal ao lado do seu nome e usa o endereço da empresa no Rio.

3 – Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de até 72 horas.

4 – A partir de então é só se dirigir ao e-Box escolhido, utilizar o QR code recebido para abrir o compartimento e retirar o produto comprado. 

Sandra Vieira da ONG Atitude Social comemora a chegada do box.
Foto: Fernanda Vidoti / Reprodução

Vale lembrar que há um formato máximo das gavetas para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm (comportam até uma caixa de micro-ondas, por exemplo).

“A Vila Cruzeiro foi a primeira e a Clique Retire está trabalhando para instalar e-Boxes em outras comunidades ainda no primeiro semestre de 2021. Se considerarmos que no Brasil pessoas que sofrem com restrição logística giram em torno de 10 e 30 milhões, nossa missão está apenas começando”, falou Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, afirmando que a empresa planeja expandir para outras comunidades do Rio.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]