O Espaço Cultural Mães de Acari, localizado em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro, é uma instituição que realiza ações sociais dentro da comunidade local. O espaço atua como mobilizador para a população, oferecendo serviços, como atendimento sociojurídico, rodas de conversa e aulas de música. Além disso, serve de base para ocoletivo Akari, que foi crucial durante o momento crítico da pandemia e fez a distribuição de cestas básicas para os moradores do bairro. Entretanto, atualmente atravessa problemas estruturais e precisa de ajuda.
Há uns meses, o bairro de Acari foi atingido por fortes chuvas e a estrutura do espaço também sofreu com o clima. A água invadiu o centro cultural, danificando móveis, equipamentos, livros e outros objetos no local.
A socióloga e comunicadora, Bruna Aguiar (conhecida como Buba Aguiar), militante pelo coletivo Fala Acari, falou sobre os problemas estruturais que o espaço se encontra hoje. “Perdemos caixa de som, projetor e muitos livros. A estrutura onde eles estavam cedeu. Perdemos também uma mesa enorme de escritório.”A equipe do coletivo fez uma mobilização para levantar fundos para reformar o local, mas não conseguiram o suficiente. Até a última quarta-feira (20), a equipe conseguiu comprar três prateleiras de ferro para a biblioteca, mas detectaram a necessidade de fazer mais algumas. Na última terça (25), a eletricidade foi restaurada no local.
Para auxiliar o Espaço Cultural Mães de Acari na restauração do espaço e na volta dos serviços à comunidade de forma integral, é possível realizar um depósito ou PIX. Quem está à frente da arrecadação é a própria Buba Aguiar que realiza e acompanha as ações no espaço. Por depósito bancário, a conta é no Banco Santander / Agência 3453 / CC: 01074963-3, no nome de Bruna S A Barbosa. Transações por PIX podem ser feitas na chave [email protected].