Jovens moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que queiram aprender como produzir um curta-metragem têm até domingo, dia 22, para se inscreverem no projeto Oficinas Tela Brasil. Os interessados, que devem ter a partir de 15 anos, podem se candidatar a uma das 20 vagas no Portal Tela Brasil, no endereço www.telabr.com.br/oficinas_itinerantes/inscricao. A lista dos selecionados será divulgada na quinta-feira (26).
O Oficinas Tela Brasil, projeto criado pela cineasta Laís Bodanzky e pelo roteirista Luiz Bolognesi, será realizada entre os dias 28 de maio e 11 de junho, na Rua Canitar, 827, Inhaúma (Campo do Sargento), no Complexo do Alemão. A atividade, nesta edição, faz parte do Projeto Educativo, que ficará no local durante três semanas oferecendo gratuitamente sessões de cinema, debates e workshops para professores.
Durante as oficinas, os jovens aprendem as técnicas de produção, roteiro, direção e edição de vídeo. Para garantir a presença dos alunos, cada um recebe uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 110. Os curtas-metragens produzidos por eles serão exibidos ao público, gratuitamente, no dia 11 de junho.