Sábado (24/09), a partir das 10h, o Complexo do Alemão receberá mais uma edição do evento Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela, celebração artística e cultural que promoverá interatividade e troca de informações com a comunidade.
Promovido pelo Instituto Raízes em Movimento e pelo Observatório de Favelas, o evento reunirá diversas atrações culturais, abrindo espaço para apresentações tanto de artistas locais, como de quem faz arte fora da comunidade.
Nessa edição o Circulando conta ainda com parcerias de peso, que em um momento tão simbólico para o Alemão chegam para fazer do evento um dia ainda mais especial. A União das Facções Artísticas, um grupo que reúne artistas independentes, está participando ativamente da produção. São parceiros também o Centro de Referência da Juventude – CRJ, o Projeto Território de Paz da SEASDH, além das já tradicionais parcerias do Alemão com o Verdejar e o Grupo Éfeta.
A idéia é que aconteçam intervenções em pontos estratégicos da Avenida Central do Alemão ao longo do dia. Graffiti, exposições fotográficas, cortejos teatrais e musicais darão um tom particular para o evento. Além, de uma roda de samba com músicos da comunidade que fará uma parceria com DJ Marcelinho da Lua.
Sistah e Victor Bhing I farão as pessoas dançarem e refletirem ao som do reggae com letras críticas e que valorizam os guetos brasileiros e o cotidiano das favelas carioca. O Hip-Hop também será representado com o grupo de B.Boys Atari Funkerz que causam impacto com sua forma exótica de dançar passos em simetria quase que única e os MC`s de plantão que usam batidas aleatórias para suas rimas improvisadas.
Outro ponto forte desta edição do Circulando será a presença, mais uma vez, do Grupo de Capoeira Martins que há anos desenvolve um trabalho esportivo e de preservação da cultura afro com crianças e adolescentes das comunidades do Alemão e seu entorno.
O que é o Circulando?
O Circulando, evento de arte e cultura, é promovido pelo Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, que surgiu como um dos desdobramentos da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC). Apoiado pelo Observatório de Favelas e pelo Instituto Raízes em Movimento, o grupo de jovens se reuniu no intuito de criar um instrumento de comunicação que pudesse intervir nas comunidades do Alemão. Em maio de 2007, aconteceu a primeira edição do Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela e desde então sete eventos se seguiram, sempre em diferentes locais da comunidade, reunindo mais de mil pessoas por edição, entre crianças, jovens e adultos, para apreciar e fazer arte no Alemão, como protagonistas de um processo em rede.
SERVIÇO
CIRCULANDO – DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO NA FAVELA
24 de setembro de 2011
Rua da Frente – Morro do Alemão
10h às 22h
INSTITUTO RAÍZES EM MOVIMENTO
Rua Diogo de Brito, 245 – Ramos
Tel: 7609-4550 (David Amen) ou 7856-5165 (Maycom Brum)
[email protected]
Mais informações:
http://raizesemmovimento.blogspot.com/
http://twitter.com/#!/raizesemmov
Convite: