É falso que vacina da Dengue está sendo testada em crianças
A vacina da dengue finalmente chegou ao Rio de Janeiro, mas tem gente que anda caindo em discursos antivacina e não levando as crianças para vacinar contra a doença. A
A vacina da dengue finalmente chegou ao Rio de Janeiro, mas tem gente que anda caindo em discursos antivacina e não levando as crianças para vacinar contra a doença. A informação de que a vacina está sendo testada em crianças É TOTALMENTE FALSA.
E com a taxa alta de casos de dengue no Brasil, o Sistema Único de Saúde disponibilizou a vacina contra a dengue, a “Qdenga”, que protege crianças, jovens e idosos. A vacinação começou com as crianças porque a fabricante da vacina, que é japonesa, não consegue produzir o anti imunizante em larga escala. Por conta disso, o Ministério da Saúde adotou a estratégia da vacinação gradual.
A Qdenga, de origem de uma fabricante japonesa, surgiu como uma vacina abrangente, indicada para pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de histórico de dengue anterior. Através de estudos detalhados, a vacina demonstrou eficácia consistente contra os sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3. Com a proteção geral de 84,1%, contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente destaca a eficácia superior dessa vacina em comparação com a Dengavaxia.
Ethel Maciel, Secretária da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, falou que da importancia da inclusão da vacina da dengue no SUS. “A vacina é mais uma estratégia entre as várias frentes que estamos adotando para mitigar os efeitos da chegada do verão sobre os casos de dengue no país. Está em funcionamento a Sala Nacional de Arboviroses onde monitoramos a situação do país e trabalhamos em conjunto com estados e municípios para aprimorar estratégias. Esse trabalho em conjunto é fundamental”, finalizou.