Empregos locais podem oferecer oportunidades no desenvolvimento de habilidades e experiências profissionais para moradores, ampliando suas perspectivas de emprego a longo prazo.
A pesquisa realizada pelo Instituto Data Favela, em 2023, apontou que 40% dos moradores de favelas têm negócio próprio. Investir em serviços locais na comunidade, como o Complexo do Alemão, possui um impacto positivo do ponto de vista econômico social.
Embora muitos desses negócios não sejam formalmente registrados, desempenham papel fundamental na taxa de empregos, promovem o empreendedorismo e contribuem para a resiliência econômica da comunidade, fazendo o dinheiro circular.
Dentre os diversos mercadinhos e quitandas, está o do Seu Jabas Morais, 74 anos, morador do Complexo do Alemão, comerciante e dono do Mercado Jabas. Localizado no Largo do Birosca, na Fazendinha, CPX, centro de grande movimento de moradores e outros comércios. Seu Jabas possui o mercado há 30 anos e trabalha com mais 4 funcionários, que alternam em turnos para atender os clientes. O mercado se tornou um ponto de referência local para os moradores próximos. Ex-metalúrgico, o comerciante decidiu, após ser desligado da empresa, abrir seu próprio negócio.
“Tive muita luta, mas graças a Deus fui superando a dificuldade e continuei. Tive muita ajuda da minha cunhada, na época.”
Ao longo dos anos, o ponto comercial foi oportunidade de emprego para muitos jovens moradores Alemão.
“Não me sinto orgulhoso, mas sim satisfeito. Satisfeito sabendo que tem alguém que depende do meu trabalho pra sobreviver”.
O conselho que o comerciante gostaria de passar para quem tem o desejo de possuir o próprio negócio é de “ter o objetivo do que quer vender, ser fiel aos seus clientes, pontual e evitar deixar a loja fechada.”
Para garantir um futuro mais promissor para esses comerciantes, é essencial que políticas públicas sejam implementadas para oferecer suporte e regulamentação adequada. Programas de microcrédito, melhorias na infraestrutura e segurança, além de iniciativas de formalização simplificada, podem transformar significativamente a realidade desses empreendedores.
Para planos futuros, Seu Jabas tem a expectativa de expandir o mercado e fazer outra loja. Mas sem sair do Birosca. O fortalecimento do comércio informal no Complexo do Alemão é um passo vital para a redução da desigualdade e o desenvolvimento econômico da região.
O estabelecimento funciona de segunda a sábado de 6 às 22. Aos domingos, até às 14h.